No último domingo, 26 de novembro, Fortaleza recebeu pela primeira vez uma etapa do circuito mundial de IRONMAN 70.3. A cidade, que desde 2014 recebe anualmente provas da chancela IRONMAN, mostrou-se bastante receptiva ao evento mais curto da marca. Cerca de 1.200 atletas amadores participaram da disputa.

 

Os competidores partiram da Praia Formosa, ao lado do Marina Park Hotel, para os 1.900m de natação, que terminou no píer atrás do hotel. Depois, pedalaram 90km em uma única volta na CE-085, em ida e volta até o município de Caucaia, e correram a meia-maratona em duas voltas, realizadas entre o hotel e o Mercado do Peixe, no final da Praia de Iracema. A competição distribuiu 30 vagas para o Campeonato Mundial de IRONMAN 70.3, que em 2018 será realizado em Nelson Mandela Bay, na África do Sul. Os grandes campeões do dia foram o paulista José Belarmino e a mineira Cláudia Dummond.

 

Belarmino foi o terceiro atleta da categoria individual a cruzar a linha de chegada, mas levou o título por ter feito o melhor tempo do dia (4h12min), mesmo largando 10 minutos atrás do primeiro triatleta a levantar a faixa – seu companheiro de equipe Rodrigo Lobo (4h15min). O terceiro lugar geral foi conquistado pelo triatleta da casa Danilo Silva (4h20min).

 

No feminino, a disputa também foi emocionante até o final. Vanessa Gianinni, campineira que fora campeã nos 70.3 Alagoas e 70.3 Rio, liderou a maior parte da prova, mas foi ultrapassada na corrida pela mineira Cláudia (4h43min), que vencera o 70.3 Palmas. Na terceira posição chegou a fluminense Lívia Bustamante (5h00min).

 

Infelizmente, uma fatalidade marcou a última etapa do circuito brasileiro de IRONMAN. O triatleta local Genilson Lima, de 48 anos, desapareceu após ter largado na primeira bateria da competição. A organização da prova acionou as equipes de resgate assim que notou a ausência do atleta na primeira transição, porém ele só foi encontrado no dia seguinte, já sem vida. A Unlimited Sports, organizadora da competição, soltou nota de pesar e de apoio à família do atleta.

Flows

Colaborador

Primeira rede social e agência digital especializada exclusivamente em esportes de endurance.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *