IRONMAN WORLD CHAMPIONSHIP – KONA/HAVAÍ: A SEMANA PRÉ PROVA

A final, por que esta prova é tão tentadora assim? O que ela tem de tão especial além da dificuldade em se conquistar a vaga e de ser realizada em uma ilha paradisíaca?

 

Por que temos muitos atletas que já estão em sua 5ª ou mais participação, além do fato de desempenharem uma ótima performance que os habilitam a participarem desta disputa? Por que eles não enjoam de viajar para o mesmo lugar e investem tanto dinheiro assim para poder participar da prova? Para quem não sabe, a inscrição custa, aproximadamente, U$1.000 e o custo por pessoa pode beirar os R$15.000 com passagens, hospedagem, alimentação, entre outros.

 

Kona, na semana da prova, respira esporte, saúde, alto rendimento e qualidade de vida. O que há de melhor do triathlon no mundo se concentra em um eixo que vai do Pier de Kailua Kona, aonde ocorre a natação e a arena da prova é montada, se estendendo por alguns quilômetros na avenida principal, a Alli Drive, aonde os atletas correm seus primeiros 16 km da maratona, e parte da rodovia principal, a Queen K, aonde atletas percorrem os quase 180 km do ciclismo e bons quilômetros da corrida.

 

Atletas e seus acompanhantes costumam chegar por volta de 7 a 10 dias antes do evento e mudam completamente a dinâmica do local, que fica tomado por uma energia única e indescritível. A Alii Drive fica tomada por milhares de pessoas em movimento e frequentando restaurantes, bares, lojas e a expo do evento (loja oficial e espaço destinado às ativações das principais marcas mundiais que marcam presença na semana do evento com tudo o que há de melhor no mercado).

 

Há um importante intercâmbio cultural, pois os quase dois mil atletas, de diferentes lugares do mundo convivem intensamente neste local, treinando e trocando experiências. O mais interessante, é que todos ali estão quase equiparados tecnicamente, e parecem, fisicamente, atletas profissionais, mas na verdade são amadores que estão um degrau abaixo dos melhores atletas profissionais do mundo.

 

Além de tudo isso, a marca Ironman promove uma série de eventos ao longo da semana para integrar os atletas e os acompanhantes, desde provas de natação, corrida, jantar de massas, confraternização final, desfile das nações, entre outros! No próximo texto, viajaremos para dentro destes eventos!

 

Fiquem ligados!

 

Vamos juntos nessa? Bora pra cima, galera!

">

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *