Muitas horas semanais dedicadas à natação, ao ciclismo e à corrida, sem contar os treinos de musculação, sessões de fisioterapia, dieta específica, investimento em equipamentos, bicicleta, e tudo isso, tentando equilibrar a balança com o trabalho, família, compromissos sociais... Este é o mundo do triatleta!

 

Este esporte, para a grande maioria das pessoas que está de fora, acaba assustando e afastando possíveis novos atletas, principalmente, por não saber que é possível dividir bem os treinos semanais sem precisar dedicar horas e horas diárias na piscina, bicicleta e na rua ou esteira.

 

O caminho natural do triatleta é migrar de alguma modalidade, como a corrida, ciclismo ou natação para o triathlon, iniciando em distâncias menores, como o short distance e olímpico (sprint e standard), passando por distâncias intermediárias como o Iroman 70.3 (milhas totais da prova), chegando a uma das provas mais desafiadoras, o Ironman full ou 140.6.

 

Com o passar do tempo, vamos nos tornando mais familiarizados com esporte, passando a dominá-lo tecnicamente e conhecendo um pouco dos bastidores desta modalidade fascinante, que muda completamente nossas rotinas, alterando nosso estilo de vida, desde as amizades, até nossos hábitos e disposição diária para encarar o dia.

 

 

Para quem não sabe, evidências apontam que o Havaí é o berço do triathlon, com a primeira prova com as distâncias do Ironman realizada lá. Por conta desta história, o Ironman (empresa que domina o mercado do triathlon mundialmente), realiza seletivas que classificam atletas amadores e profissionais em suas provas em diferentes cidades em todos os continentes para uma etapa única que é considerada o campeonato mundial do Ironman, com largada na baía de Kailua-Kona, em uma das ilhas do Havaí, a Big Island.

 

Por conta do alto grau de dificuldade para a garantir a “vaga” nas provas classificatórias, lembrando que apenas, aproximadamente, 2000 atletas amadores e 100 atletas profissionais largam neste evento, pela beleza e excentricidade do local, pela energia que cerca a ilha na semana da prova, pelas grandes marcas lançarem seus produtos e fazerem ativações, e pela mídia cobrir agudamente o evento, diferentemente de outros eventos, o Campeonato Mundial de Ironman torna-se a prova mais desejada e sonhada por aqueles atletas que evoluem no triathlon.

 

 

 

 

 

Se você é triatleta, ou simplesmente amante e espectador deste esporte, não deixe de conhecer os bastidores deste evento na ilha mágica, berço do triathlon, com nossos textos e nossa cobertura especial na semana da prova!

 

Vamos juntos nessa!

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *