O ano está acabando, os objetivos da temporada provavelmente já foram cumpridos e muitos não veem a hora de aproveitar as festas corporativas, amigos secretos, ceia natalina, enfim... Celebrar é preciso e também muito importante, mas para não perder todos os ganhos alcançados com muito suor, vale a pena dar uma atenção especial aos treinos de final de ano. Afinal 2019 está ai e você certamente já deve estar pensando no próximo desafio - ou pelo menos se planejando para.

 

Nesse período vale muito a pena começar um TRABALHO REGENERATIVO, deixando os músculos mais relaxados, descansados e consequentemente mais renovados para a próxima etapa, proporcionando bem estar para o organismo como um todo. Além disso, o treinamento regenerativo ajuda nos aspectos psicológicos uma vez que não tem uma carga emocional e mental tão desgastante como no dia a dia. A pressão menor alivia o estresse.

 

Reduza o volume, diminua a intensidade, algo em torno de 50% 60% do que se fazia nos demais meses. Mas o mais importante é MANTER O CONTATO com a água!! Principalmente para os atletas amadores, onde o foco geralmente é o bem estar. Quando voltar aos treinos, o atleta não se sentirá tão fora de ritmo e irá se recuperar mais rapidamente. Os atletas profissionais geralmente possuem essa "folga" de fim de ano, mas muitos já estão acostumados a se manterem ativos para não perder a performance.

 

Nessas últimas semanas, o ideal também é focar mais na parte TÉCNICA para quando entrar na parte fisiológica o movimento já esteja bem alinhado. Com isso o rendimento é maior e o cansaço menor, com isso as médias também serão menores com menos esforço do que se fazia antes. Outro ponto importante é aproveitar para trabalhar técnica ou fundamento que é mais deficiente. Não faça só aquilo que gosta, mas o que NÃO GOSTA mas sem a cobrança de resultado, pois assim você realmente melhora o que precisa para a próxima temporada.

 

Por fim, uma vez por semana faça um estímulo mais intenso, para o organismo também não ficar totalmente parado. Aposte em séries intervaladas e aumentar a intensidade uma vez por semana. Lembre-se de cuidar da alimentação. Óbvio que é difícil resistir as tentações, mas a alimentação também é essencial para um bom rendimento. Não é preciso se privar de nada, mas evite exageros. Hoje em dia existem muitas opções de comida saudável para esse período, portanto você pensar a longo prazo sem deixar de apreciar uma boa refeição.

 

Aproveite também esse período para fazer um bom PLANEJAMENTO! Coloque 2 ou 3 provas importantes, no máximo, como meta. Mais do que isso, dificilmente vai ser possível conciliar o período de treinamento com compromissos familiares e profissionais, que também são importantes e fazem parte da vida de todo atleta. A ORGANIZAÇÃO da agenda é um item fundamental para evitar o estresse com familiares e principalmente com seus colegas de trabalho. Costumo lembrar ainda que temos muitas provas amadoras durante o ano e muitas vezes o atleta quer fazer todas para a se preparar melhor para aquela prova grande. Mas, também costumo dizer que isso pode ser também um tiro no pé, pois aumenta a cobrança e o psicológico pode acabar abalado caso não venha um resultado positivo. Por isso, faça uma escolha bastante consciente e ponderada de todas as suas provas. Competir é sempre motivador, mas tudo precisa ser dosado para manter a saúde e o equilíbrio.

 

Um excelente fim de ano para todos, agradeço imensamente a oportunidade de trocar experiências com você neste canal. Que 2019 seja repleto de conquistas e realizações!! Vamos nessa e contem sempre comigo!!

 

Abraços

 

Esta coluna é um oferecimento de BLOCKS. Uma barra de frutas e castanhas que não possui essências ou conservantes. Utilizam apenas matéria prima integral, sem adição de açúcar, glúten e lactose. Experimente, são produtos divertidos, acessíveis e com qualidade. Um snacks pronto para te acompanhar nos treinos, provas ou no dia a dia.

 

Todos os produtos BLOCKS estão disponíveis no site do trilo e nas principais lojas do Brasil.

Samir Barel

Colunista

Educador Fisico, especializado em Bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento pela UNICAMP. Idealizador do DESAFIO AQUAMAN, diretor técnico do ALOHA SPIRIT e sócio da ELO Academia de Campinas. Foi TOP TEN no Grand Prix Mundial da FINA em 2013, participou e venceu diversas ultra maratonas aquáticas, destaque para a 14Bis (24K) e a tríplice coroa: canal da mancha (36k), volta da ilha de Manhattan (45K) e Canal Catalina (34K). Mensalmente assina nossa coluna sobre natação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *