Olá pessoal!!

 

Fim de ano chegou!! Espero ter ajudado vocês a melhorarem os treinos e as técnicas de natação em águas abertas... Claro que ainda existe muito a se falar, diversos temas e dúvidas... Por isso, o aprendizado segue e estamos aqui para ajudar você a turbinar a sua performance!!

 

Bom, muitos de vocês já devem estar planejando a temporada 2020 e alguns certamente tem o desejo de partir para uma prova mais ousada, por exemplo de 10k (ou mais)...Por isso, deixo aqui pra vocês algumas recomendações e dicas de PERIODIZAÇÃO de treinamento, para começar 2020 com o pé direito!!

 

Em geral uma periodização para esse tipo de prova exige de 10 a 15 semanas de treinamento para um atleta amador. Dentro desta periodização devemos respeitar a individualidade, rotina de vida e nível de cada atleta; Detalhe: 10 a 15 semanas considerando que o atleta já esteja treinando um mínimo de 10k por semana a mais de 3 meses, está adaptado e condicionando os treinos para provas de distâncias mais curtas!

 

Para atletas que iniciaram há pouco tempo na natação recomendo um volume mínimo de 20k por semana para provas de 10k e um volume de 25k para provas acima de 10k. O principal obstáculo com relação a distância é o fato de nadar por horas e horas de maneira contínua. Por isso, é preciso que o corpo esteja bem condicionado, assim como a mente, para enfrentar esse tipo de situação.

 

Para atletas que já praticam natação há alguns anos e possuem experiência em provas de longa distância, recomendo treinar no mínimo de 15k por semana para provas de 10k e treinar 20k por semana para provas acima destas. Como esse nadador já possui uma base técnica, o volume será suficiente para completar a prova com segurança e conforto.

 

Antes de ir para a prova, participe de treinos em lagos, represas, rios e mar além de provas metragens menores para se adaptar ao meio que irá nadar. É fundamental o atleta conheça seu corpo, sua mente e seu ritmo para cada variação de metragem antes de fazer sua primeira prova longa.

 

Agora, uma dica super importante é, sempre que for nadar longas distâncias leve um ACOMPANHANTE!! Essa pessoa pode ser um parente, amigo próximo, cônjuge ou ainda seu treinador... o ideal é que seja alguém que você confie, pois o guia é uma figura essencial durante todo o percurso. Como a metragem é grande e o tempo de treino/prova também, é fundamental que você tenha alguém próximo o tempo todo para garantir sua segurança e ajudar com hidratação, pace, eventuais emergências (mal-estar, cãimbras, entre outros) ou mesmo incentivar você a não desistir quando o cansaço bater (e bate muito!!) Um caiaque, stand-up ou barco também ajuda muito o guia, pois ele estará controlando boa parte dos detalhes da sua prova enquanto você segue nadado e focado em concluir o seu objetivo.

 

Um abraço, boas festas e bons treinos!!

Samir Barel

Colunista

Educador Fisico, especializado em Bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento pela UNICAMP. Idealizador do DESAFIO AQUAMAN, diretor técnico do ALOHA SPIRIT e sócio da ELO Academia de Campinas. Foi TOP TEN no Grand Prix Mundial da FINA em 2013, participou e venceu diversas ultra maratonas aquáticas, destaque para a 14Bis (24K) e a tríplice coroa: canal da mancha (36k), volta da ilha de Manhattan (45K) e Canal Catalina (34K). Mensalmente assina nossa coluna sobre natação.

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