Olá pessoal!

 

Além de todo preparo físico que envolve o treinamento para a natação em águas abertas, eu sempre gosto de falar sobre a importância de se preparar mentalmente para qualquer desafio. É a mente que oferece concentração, ajuda no controle da ansiedade e traz diversos recursos que o atleta precisa para alcançar seu desempenho máximo e atingir seus objetivos. Assim trago aqui algumas dicas importantes que podem interferir diretamente no rendimento do atleta.

 

Tente VISUALIZAR a prova, as situações boas e principalmente as dificuldades que podem ocorrer no percurso. Frio, calor, falta de paciência, dificuldade de comunicação com o barqueiro/caiaqueiro, possíveis dores, ser ultrapassado, estar liderando... A mente subconsciente não sabe distinguir o que é presente ou futuro, por isso, quanto mais você visualizar possíveis cenários, mais preparado para eles você estará.

 

Crie uma ROTINA. Eu, por exemplo, tenho o costume de arrumar todo material que vou utilizar na prova na noite anterior ao desafio. Isso faz com que eu fique mais concentrado mentalmente desde cedo, já reunindo forças para o dia seguinte. Todo mundo geralmente tem um ritual antes da prova, não importa qual, seja um dia ou um minuto antes da prova. Isso é super importante pois cria uma conexão entre corpo e mente, deixando ambos prontos para vencer os desafios.

 

E quando vem o pensamento: "O que eu estou fazendo aqui?”. Para aqueles que gostam de provas de longa distância, estamos falando de mais de 4, 5 horas nadando continuamente... Ou seja, é muito tempo pra pensar em coisas boas e especialmente para pensar muita coisa ruim. Essas últimas, aliás só vão deixá-lo mais tenso, preocupado e desconcentrado! Então, LIVRE-SE DE PENSAMENTOS NEGATIVOS durante a prova! Busque a diversão e o prazer... A força do “Eu acredito” cria um efeito positivo de superação, garra e estímulo mental.

 

O cansaço também é um dos grandes obstáculos na mente de um atleta, ainda mais em uma prova de resistência. Ele gera falta de energia, desânimo, fraqueza corporal, perda de apetite, dificuldade para se concentrar, sonolência, dor de cabeça, irritabilidade, entre outros sintomas... Por isso, procure ter uma boa noite de SONO antes da prova. Quando dormimos nosso organismo repõe as energias necessárias para que o dia seguinte seja produtivo.

 

Espero mais uma vez ter ajudado vocês a melhorar o rendimento. Voltamos em breve com mais dicas para você ter uma ótima natação em águas abertas.

 

Abraços!

 

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Samir Barel

Colunista

Educador Fisico, especializado em Bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento pela UNICAMP. Idealizador do DESAFIO AQUAMAN, diretor técnico do ALOHA SPIRIT e sócio da ELO Academia de Campinas. Foi TOP TEN no Grand Prix Mundial da FINA em 2013, participou e venceu diversas ultra maratonas aquáticas, destaque para a 14Bis (24K) e a tríplice coroa: canal da mancha (36k), volta da ilha de Manhattan (45K) e Canal Catalina (34K). Mensalmente assina nossa coluna sobre natação.

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