Olá pessoal!

Estamos chegando na metade da temporada, algumas provas e testes foram realizados e muitos atletas já estão pensando em aumentar a metragem das provas nadadas. Mas será que estou pronto para ir mais longe? Como adaptar a planilha de treinos? Como fazer uma progressão natural de 5k para 10k...?

 

A primeira coisa que você deve fazer se decidir encarar uma distância mais longa que a de costume é avisar seu técnico e mostrar para ele qual será esta prova. Para que você seja bem sucedido é fundamental que o seu treinador esteja a par dos seus planos para que os treinamentos sejam customizados e focados na nova meta/metragem.

 

Utilizo com meus atletas e comigo mesmo a regra de nadar um VOLUME MINIMO POR SEMANA para garantir uma prova eficiente e AGRADÁVEL. Esse volume também depende do histórico que este atleta possui e, neste caso, somente o técnico poderá avaliar o que é melhor para o nadador. De uma forma geral costumo seguir essa tabela:

 

Provas CURTAS (1k a 2k) = 6k a 12k por semana
Provas MÉDIAS (3k a 4k) = 12k a 16k por semana
Provas LONGAS (5k a 10k) = 15k a 20k por semana
Provas de ULTRAMARATONA (acima 10k) = mais de 20k por semana

 

Vale ressaltar que não é apenas o volume que muda no treinamento... O ideal é que o nadador trabalhe DIVERSOS estímulos, estratégias, volumes, garantindo que esteja preparado para todas as circunstâncias e situações possíveis. Como gosto de dizer: o corpo entende as mensagens que são enviadas diariamente, por isso o treino é uma sequência de repetições de deixará seu corpo seguro e apto a fazer aquilo que solicitar.

 

Por fim, mas não menos importante, antes de partir para a prova em si faça um simulado do volume, tempo estimado de prova ou próximo disto para ganhar confiança e ter certeza que está pronto para a mudança. O simulado pode ser na piscina, em uma represa, no mar, em lago, enfim, algum lugar onde você possa nadar continuamente e já criar uma estratégia para que a prova desejada seja um experiência inesquecível.

 

É isso ai moçada. Que vocês possam ter uma transição mais natural e tranquila, evoluindo gradativamente na maratona aquática. Lembrando que #SomosTODOSCapazes de superar os limites e concluir grandes desafios, só depende de nós!

Abraços

 

FOTO: A3 SPORT

 

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Samir Barel

Colunista

Educador Fisico, especializado em Bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento pela UNICAMP. Idealizador do DESAFIO AQUAMAN, diretor técnico do ALOHA SPIRIT e sócio da ELO Academia de Campinas. Foi TOP TEN no Grand Prix Mundial da FINA em 2013, participou e venceu diversas ultra maratonas aquáticas, destaque para a 14Bis (24K) e a tríplice coroa: canal da mancha (36k), volta da ilha de Manhattan (45K) e Canal Catalina (34K). Mensalmente assina nossa coluna sobre natação.

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