Olá amigos! Hoje vamos falar sobre um assunto pouco comentado mas muito importante para garantir uma boa perfomance nas águas abertas: Postura! O equilíbrio corporal não apenas diminui o arrasto aerodinâmico, como melhora a eficiência e velocidade do nadador.

 

Uma das coisas mais importantes para manter uma postura correta durante o nado é a pernada. Ela obviamente ajuda na propulsão, mas também é responsável pelo equilíbrio tanto na posição dorsal, ventral e lateral. É igual a caminhada, braços e pernas estão alinhados em se movimentando em "x" para dar mais estabilidade ao corredor. A pernada faz o mesmo com o nadador. Ao encontrar o tempo certo e a posição correta, o quadril sobe, melhorando a postura do nadador como um todo.

 

Além disso, a posição do quadril é essencial para manter o "streamline", ou alinhamento correto do corpo. Ter o abdômen e as costas fortalecidos é fundamental para manter o quadril alto buscando não só quebrar a resistência da água, como também prevenindo lesões e mesmo o desconforto ao nadar durante muito tempo ou longas distâncias. Por isso, além da técnica, o nadador deve trabalhar abdômen como um todo, infra, supra, obliquo, e toda musculatura das costas em geral, dorsal, redondo, trapézio...

 

Outro ponto que se deve atentar é: não adianta ter o abdômen fortalecido e não ter a percepção de que o quadril está baixo na hora do nado. Essa sensibilidade é tão importante quanto a concentração para manter o alinhamento. Exercícios de isometria, como ponte, ajudam muito a condicionar o corpo e dar essa percepção.

 

Com os músculos fortalecidos fica mais fácil de sustentar o corpo na posição adequada. Claro que a flutuabilidade e a genética pode ajudar e favorecer alguns biotipos. Quem tem mais gordura entre os músculos acaba flutuando mais, assim como as mulheres, que tem uma taxa de gordura mais alta, especialmente na região do quadril.

 

A posição da cabeça também interfere bastante no equilíbrio corporal. A postura ideal para maratona aquática é como se a pessoa estivesse em pé olhando para frente. É uma posição natural, que gasta menos energia, e também que proporciona um conforto maior, minimizando desgaste corporal. Se o nadador levanta muito a cabeça, a tendência é o quadril afundar. Se abaixa demais, a água passa por cima da nuca e geralmente acaba travando as costas, tornado o nado mais difícil. O treino educativo com snorkel pode ajudar. Com esse equipamento o atleta não precisa se preocupar com a respiração lateral e pode focar na posição correta da cabeça.

 

Por fim, mas não menos importante, procure manter uma braçada eficiente para que a postura siga correta. A braçada deve ser eficiente na parte submersa, principalmente do meio para o final, e relaxada na fase aérea, que é a fase do descanso.

 

Espero ter ajudado mais uma vez e vamos nessa rumo aos objetivos da temporada. Bons treinos e boas braçadas!!

 

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Samir Barel

Colunista

Educador Fisico, especializado em Bioquímica, fisiologia, nutrição e treinamento pela UNICAMP. Idealizador do DESAFIO AQUAMAN, diretor técnico do ALOHA SPIRIT e sócio da ELO Academia de Campinas. Foi TOP TEN no Grand Prix Mundial da FINA em 2013, participou e venceu diversas ultra maratonas aquáticas, destaque para a 14Bis (24K) e a tríplice coroa: canal da mancha (36k), volta da ilha de Manhattan (45K) e Canal Catalina (34K). Mensalmente assina nossa coluna sobre natação.

2 thoughts on “A INFLUÊNCIA DA POSTURA E DO EQUILIBRO CORPORAL NA HORA DO NADO

  1. Joaquim disse:

    É muito importante receber as orientações do Samir, que agradeço muito.
    Parabéns pelo veículo de comunicação, parabéns para os promotores e toda minha consideração e agradecimento ao Samir, que só nos impulsiona para as provas!!
    Abração!!

    1. marcelo abdo disse:

      Olá Joaquim, obrigado pelo feedback! em nome de todo o time do Trilo, muito obrigado. Mensagens como a sua nos dão certeza de estar no caminho certo.

      atenciosamente
      TeamTrilo

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