Por que será que, geralmente, aquilo que é importante e faz bem não é tão prazeroso?

Tratando-se de dieta, temos exemplos claros disso, os alimentos mais saudáveis e funcionais, não costumam nos proporcionar tanto prazer quanto aquelas tentações açucaradas e gordurosas, como uma bela batata-frita, uma pizza bem recheada com queijo, um pudim cremoso, uma torta de limão com merengue e todas aquelas delícias tentadoras de uma lista sem fim.

 

No esporte, temos a mesma situação. Sabemos que o treino de força é importante, mas o deixamos de lado e preferimos sair correndo por aí fazendo longões sem dar a devida atenção a ele. Como discutido no texto anterior, temos muitas barreiras a superar para torna-lo parte de nossa rotina semanal de treinos. Será mesmo que ele é tão importante assim? Que tal listarmos alguns benefícios dele para o esporte e nossa vida? Assim, quem sabe podemos nos convencer de sua relevância e leva-lo mais a sério!

 

• Redução da perda de massa magra: Com o processo de envelhecimento, temos perdas progressivas da massa muscular. O treino de força nos ajuda a reduzir estas perdas.

• Ganho de força: A força é pré-requisito para que possamos nos manter em movimento, para executar nossas tarefas diárias e praticar o esporte que tanto amamos.

• Proteção: A musculatura é responsável por proteger nossas articulações, ligamentos e ossos, desempenhando um importante papel como atenuador de carga.

• Funcional: Se bem elaborado, o treino de força nos ajuda a executar e proteger nosso corpo do estresse imposto pelas tarefas diárias e pela atividade física que praticamos, potencializando resultados e reduzindo o risco de lesões.

• Autoestima: O treino de força bem feito e regular, associado a uma dieta bem direcionada e aos bons hábitos, tem um efeito positivo sobre a autoestima, além de outros benefícios psicológicos.

• Rendimento: A força é pré-requisito para o desenvolvimento de potência e outras capacidades importantes para o rendimento esportivo.

• Prevenção de doenças: Há evidências de que o treino de força tem efeito positivo para a prevenção de doenças, como hipertensão, diabetes, entre diversas outras.

• Aumento do metabolismo: O ganho de massa magra torna nosso corpo mais ativo, por conta do desenvolvimento e aumento de estruturas ativas que consomem mais energia quando estamos movimentos e quando estamos em repouso.

 

Com todos estes benefícios conhecidos, existe a possibilidade de deixarmos de lado este tipo de treino? Dedique pelo menos 2 dias por semana, levando bem a sério suas planilhas, para que você possa usufruir de todas estas vantagens que o treino de força proporciona para o esporte e para a vida.
Bons e bora pra cima, galera!

 

Confira uma seleção de treinos específicos de força que preparamos para vocês, acessando o link abaixo no canal da Lobo Assessoria Esportiva.

 

 

Bons treinos e bora pra cima, galera!

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

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