Você tem algum plano, sonho ou meta? Perder 1, 2 ou 20 quilos, completar uma prova de 5 km, cruzar a linha de chegada de uma maratona, conseguir uma vaga para o mundial de Ironman?

 

Não importa qual seja sua meta ou sonho, você acredita que a alcançará sem se dedicar com disciplina e suor, acreditando que com um passe de mágica, ou sorte os resultados virão em pouco tempo? Para alguns feitos em nossas vidas, isso pode até acontecer, mas infelizmente, para sua saúde, ou para a maioria das metas no esporte, não!

 

Antes de tudo, precisamos ter clareza sobre a relevância disso em nossas vidas. Será que estas metas são mesmo importantes?Será que estamos dispostos a enfrentar todas as barreiras que surgirão em nosso caminho, em busca da realização destes sonhos? Esta reflexão inicial é importante que seja feita, para que não haja sucessivas frustrações diárias por não sermos capazes de dar passos para frente, pelo contrário, ficarmos parados ou mesmo dar passos para trás.

 

Lidar com estes sentimentos ruins, de fracasso, não nos faz bem, portanto, é extremamente importante parar, respirar fundo e pensar a respeito se queremos mesmo seguir este caminho. Se a resposta for negativa, sem problemas, coloque a cabeça no travesseiro, faça uma auto-reflexão e defina novos desafios, sejam eles quais forem. Por outro lado, se você quiser ainda seguir com suas metas pré-estabelecidas e realizar seus antigos sonhos, olhe para frente e não deixe nada desviar seu caminho.

 

Existe uma relação direta entre a dedicação e a complexidade de sua meta, entre a ambição por maiores resultados e o esforço feito para atingi-los. Deixar, por preguiça, o treino para o dia seguinte, ou para noite, fugir da dieta com frequência, não seguir um plano bem estruturado de treino, não definir submetas estratégicas, estão totalmente fora de cogitação.

 

Além de entender estas relações, precisamos de uma dose extra de motivação para a manutenção do foco. Em alguns casos, precisamos nos motivar treinando com amigos, buscando novos lugares, estabelecendo submetas variadas, diversificando estímulos de treino, e trabalhando nossa mente com pensamentos positivos.

 

Uma coisa eu posso garantir a vocês, a sensação de dever cumprido, de cruzar uma linha de chegada tão sonhada e de atingir aquela meta que parecia impossível, é incrível! A sensação de que somos capazes de tudo, ou até mesmo sermos super-heróis, é importante para dar sentido às nossas vidas, que por sinal é curta demais!

 

Bora pra cima, galera!

 

Esta coluna é um oferecimento de BLOCKS. Uma barra de frutas e castanhas que não possui essências ou conservantes. Utilizam apenas matéria prima integral, sem adição de açúcar, glúten e lactose. Experimente, são produtos divertidos, acessíveis e com qualidade. Um snacks pronto para te acompanhar nos treinos, provas ou no dia a dia. 

 

Todos os produtos BLOCKS estão disponíveis no site do trilo e nas principais lojas do Brasil.

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

2 thoughts on “SORTE OU SUOR?

  1. Muito legal esse artigo, gostei muito do tema, tem ajudado várias pessoas, parabéns!

    1. marcelo abdo disse:

      Obrigado pelo feedback, continue com a gente. muita coisa boa pela frente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *