Em uma sequência dividida em 3 textos, vou falar sobre periodização.

 

PARTE 1: VISÃO GERAL

Sua evolução está estagnada? Você tem se lesionado com regularidade? O que será que está acontecendo?

Quando o assunto é performance, ou correr com qualidade e sem lesões, você precisa de um programa de treino bem estruturado, que seja monitorado por um educador físico competente, que entenda dos seus princípios básicos de treinamento esportivo. Segue um breve resumo prático de como os treinos são planejados para grupos de atletas amadores. No caso de atletas profissionais com periodizações individuais, a estrutura pode assumir uma característica bem distinta.

 

ESTRUTURA BÁSICA Independente do nível de condicionamento ou objetivo do atleta, um programa de treino possui uma estrutura padrão para que possamos enxergar melhor aonde, quando e como chegaremos às nossas metas.

 

Macrociclo: Geralmente é estabelecido semestral ou anualmente de acordo com uma meta bem definida, como por exemplo, correr uma maratona para baixo de 4 horas em novembro, supondo que estamos em janeiro.

 

Mesociclo: Na prática, são estruturas semanais que possuem um objetivo específico no processo da periodização, como por exemplo, duas semanas de choque que antecedem uma ou duas semanas regenerativas pré-prova.

 

Microciclos: Estes são as sessões do treinamento do atleta (diárias), como por exemplo, um treino intervalado de alta intensidade. Um atleta que passa por todos estes ciclos ao longo dos anos com regularidade e disciplina, consegue ver resultados expressivos, e reduz significativamente o risco de lesões.

 

Evite buscar resultados rápidos a qualquer custo. Este definitivamente não é o melhor caminho a ser escolhido. Geralmente atletas que ultrapassam etapas e não pensam em médio e longo prazo com metas bem definidas e relevantes em suas vidas costumam abandonar o esporte precocemente.

 

Não existe mágica! Treine com qualidade, disciplina e foco! No próximo texto, explicarei com mais detalhes as fases do treinamento! Não percam!

 

Bons treinos e até breve!

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *