O Triathlon, assim como a corrida de aventura, ou trail running, tem sido alternativas muito comuns entre os atletas que buscam sair da rotina dos treinos de corrida, natação, ciclismo, ou até mesmo outras modalidades, fazendo com que a motivação seja mantida, e novas capacidades desenvolvidas.
 

Diversos motivos levam o corredor a procurar o triathlon, como buscar novos desafios pessoais, equilibrar a sobrecarga gerada pelos treinos sequenciais de corrida incluindo a natação e ciclismo, acompanhar o grupo de amigos que passou a praticar o esporte, conhecer lugares e ares diferentes, aprimorar o condicionamento físico, entre outros motivos.
 

O triathlon parece um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Não tenha medo dele e não se desespere achando que não terá tempo para nadar, pedalar, correr, fazer musculação, funcionais, etc... Inicialmente, opte por provas mais curtas, como o short triathlon (750 m de natação + 20 km de ciclismo + 5 km de corrida). Isso evitará lesões e frustrações no curto, médio e longo prazo.
 

Para começar  distribua bem os treinos ao longo da semana (natação, ciclismo, corrida e treino de força). Não é necessário treinar altos volumes e tudo de uma só vez em um só dia. Segue abaixo um exemplo de rotina semanal bem equilibrada e eficiente de treinos:
 

Segunda e Quarta: Musculação (30’) + Natação (40’)
Terça e Quinta: Corrida (30 a 40’) + Ciclismo (30 a 40’)
Sexta: Natação (40’) - opcional
strong>Sábado: Ciclismo (50 a 60’) + Corrida (30 a 40’)
Domingo: OFF ou Treino opcional
 

Não deixe de incluir a musculação, treinamento funcional e/ou pilates na semana. O treino regular de força é fundamental para a prevenção de lesões e potencialização do rendimento no esporte.
 

A aquisição da bicicleta costuma ser a principal barreira. Opte inicialmente por bicicletas de estrada (Road bikes), mais simples novas ou usadas, que custam entre R$2500 e R$6000. Após isso, inicie uma nova reserva financeira para trocar por uma bicicleta mais específica (bikes TT – time trial, ou contra-relógio), que custam entre R$5000 e R$10.000. Algumas opções usadas podem valer a pena, mas se deve escolher muito bem, assim como escolhemos carros usados.
 

Se você ainda não domina a natação, ou o ciclismo, seja paciente, persistente e treine regularmente com a ajuda de um bom profissional. Reforce os treinos em águas abertas (mar, represa), treino em estradas com a supervisão e apoio de profissionais habilitados, isto aumentará muito a confiança e a evolução nos treinos será expressiva.
 

Procure uma assessoria esportiva especializada neste esporte, pois existem muitos conceitos a serem treinados, como transição entre modalidades, técnicas específicas, além da motivação em se treinar em grupo, é claro.
 

Bons treinos, galera!

Vamos pra cima!

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

6 thoughts on “Os primeiros passos no triathlon

  1. Solange disse:

    Adorei o post! Parabéns,
    continuarei
    acompanhando os
    artigos.

    1. Rodrigo Lobo disse:

      Boa, Solange! Valeu pelo apoio!
      Aceito sugestões de temas! 😉
      Bons treinos!

  2. FRANCISCO PRADA disse:

    Vou começar esse treino essa semana, mas pode continuar o treino toda semana!

    1. Rodrigo Lobo disse:

      Isso mesmo… a regularidade é um dos pilares do sucesso!! 😉

  3. Sílvia Almeida disse:

    Adorei as dicas Rodrigo. Estou
    exatamente neste início de uma
    ideia de triathlon e seu texto
    reforçou algumas coisas
    importantes. Parabéns!

    1. Rodrigo Lobo disse:

      Que legal, Silvia!!
      Continue treinando firme e forte e você irá longe!! 🙂

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