Você se considera uma pessoa organizada? Só coloca a casa, ou sua mesa do trabalho em ordem quando não consegue mais encontrar aquele documento importante? Você tem uma agenda para notar os compromissos e organizar as tarefas diárias?

 

O que tudo isso tem a ver com o sucesso no esporte e com o cuidado com a saúde? Eu responderei a esta pergunta com alguns exemplos práticos!

 

Você já saiu para uma corrida em jejum, pois acabou sua alimentação pré-treino e não tinha nada adequado para comer? Atrasado, acordou para pedalar e não encontrou seu capacete, ou esqueceu de comprar gel e câmara reserva, com isso perdeu o treino com a galera, ou precisou pedir mais uma vez emprestado? A semana que antecede uma prova importante foi muito pesada e você chegou em seu grande dia em extrema fadiga, com alimentação e sono desregulado, por conta de não ter se organizado antes e liquidado as tarefas antecipadamente? Está com um Ironman, ou uma maratona em seu calendário de provas e ainda não faz a mínima ideia de como dividir os treinos e inclui-los em sua rotina diária?

 

Pois é, quanto mais complexo seu desafio, maior a necessidade de organização pessoal e técnica para que não haja frustrações com resultados ruins, e que possamos obter sucesso naquilo que temos em mente.

 

Precisamos estar com a mente e corpo preparados para o regime de treinos e de trabalho, estudos ou quaisquer outras atividades do dia-a-dia, e quando não organizamos nossa agenda, materiais, alimentação, a chance de algo sair de nosso controle é grande. Neste caso a chance de êxito é, significativamente, reduzida, assim como o prazer pelo esporte, colocando seriamente em risco sua longevidade.

 

Uma boa periodização e planejamento de treinos é fundamental para que não seja necessário tirar o atraso na reta final, prejudicar nosso rendimento e aumentar o risco de lesões, portanto não deixe para levar a sério apenas nas últimas semanas, além de sempre alinhar tudo com seu treinador, pois ajustes são sempre necessários durante o processo.

 

Infelizmente, nestes anos de atuação profissional, já me deparei com incontáveis casos de abandono, ou maus resultados de atletas que não conseguiram equilibrar o trabalho, estudos, família e treinos, pela falta de planejamento e organização pessoal. E isto serve para tudo na vida com iguais proporções. Apagar incêndios atrasa nossa evolução e ocupa nosso tempo precioso que poderia ser melhor destinado para tarefas importantes, e consequentemente, à sólida evolução.

 

Bora pra cima, bons treinos e boas provas, galera!

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *