Fim de ano chegando, e o que fazer nesta reta final? Parar de treinar, começar o ciclo para o ano seguinte, desencanar de tudo, inclusive dos hábitos saudáveis, continuar com o pé no acelerador?

 

A grande maioria das pessoas em todo o mundo, desaceleram neste período do ano, seja pelo período de natal e réveillon com as festas, confraternizações e recessos, pelo forte calor, ou por conta do verão no hemisfério sul, ou pelo forte frio por conta do inverno no hemisfério norte. E a motivação, como fica nesta fase? A desmotivação acaba retardando nossa performance e, em muitos casos, nos tirando do esporte por um tempo, ou definitivamente.

 

Qual a melhor maneira de passar por este período sem parar de treinar, porém tirando um pouco o pé para recuperar o corpo, com o objetivo de prepara-lo para enfrentar os treinos e os desafios que vem pela frente? Que dilema, não?!

 

1. Não perca tempo e defina suas metas e objetivos, os colocando no papel e não tirando o foco deles. Alinhe tudo isso com as pessoas ao seu redor e com seus projetos pessoais e profissionais.

2. Estabeleça um plano de ação que esteja alinhado com sua rotina, prioridades e hábitos de vida (sono, alimentação, etc.).

3. Aproveite esta oportunidade para fazer um checkup médico e avaliações específicas, como uma ergoespirometria.

4. Mude sua rotina de treinos, alterando os dias de cada modalidade e explorando locais diferentes.

5. Tire a pressão por resultados e reduza a carga de treinamento de maneira regressiva (aos poucos).

6. Pare de olhar os quilômetros, mudando o foco para o tempo, ou outras variáveis de controle.

7. Aproveite para refinar ainda mais sua técnica, aumentando o canal de percepção do movimento, visto que você parou de treinar apenas focado em números e entrega de resultados.

8. Atividades para o verão: Inclua algumas atividades complementares diferentes, como pedal ao ar livre, natação na academia, clube ou águas abertas (com cautela e experiência devida), trail running, trekking, ou qualquer outra modalidade em trilhas e montanhas, frescobol, vôlei, caminhada, ou diferentes outras atividades na praia ou no campo.

9. Atividades para o inverno: Opte pelas modalidades indoor, como diferentes aulas na academia, pedal em rolo de treinamento com algum desafio e interatividade (ex: Zwift), treinos variados na esteira, modalidades combinadas (ex: ciclismo e corrida), circuitos com diversos estímulos, natação em piscina, entre outras diversas opções.

10. Evite subir o peso, excessivamente, neste período, para não sofrer com o início do trabalho, evitar lesões e conseguir evoluir com segurança, aproveitando integralmente os treinos.

 

Dicas repassadas, agora é sua vez!

 

Se você perdeu o prazer pelos treinos, é hora de resgatá-lo de uma vez por todas, aproveitando este período sem pressão por resultados e por sua próxima meta estar distante. Não deixe para depois, pois neste caso, talvez você não tenha tempo suficiente para se preparar da melhor maneira possível para seus próximos grandes desafios.

 

Bons treinos e bora pra cima, galera!

 

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Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

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