Lições importantes são deixadas em cada prova que finalizo, e desta vez não foi diferente!

 

Apesar do alto grau de complexidade da máquina humana, existe um fator diferencial que define a performance de um atleta, independente do nível e dos objetivos, seja um atleta amador que completará seus primeiros cinco quilômetros, até mesmo aquele atleta brigando pela liderança em um campeonato mundial. E qual fator seria este? Alguém se habilita a tentar adivinhar?
Será que existe mesmo algo que separa o campeão do vice-campeão, de uma participação em uma prova de 10 km para outra, cujo resultado foi tão diferente, mesmo em situações externas parecidas?

 

Existe uma grande preocupação com números, dietas, periodização, suplementação, recuperação física, testes e avaliações. Estas preocupações são altamente relevantes, pois são pré-requisitos para nosso desenvolvimento esportivo, portanto, precisam ser levadas a sério. Mesmo assim, existe uma carta na manga que precisa ser usada com frequência. A final, qual carta na manga é essa?

 

Nossa mente! Ela é responsável por nos levar além, por nos fazer superar obstáculos que aparecem em nosso caminho diariamente, por nos ajudar a quebrar barreiras, por nos fazer vencer aquele adversário que nunca conseguimos derrota-lo antes, e por nos proporcionar feitos grandiosos.

 

Para isso, precisamos treina-la diariamente ao longo de toda a preparação para um desafio. A bagagem de experiências adquiridas é uma peça chave no processo de tomada de decisões em momentos difíceis. A regularidade e disciplina são grande aliadas para que possamos manter o corpo e a mente conectados e em sintonia.

 

Por mais que você treine e esteja em ótimas condições físicas, de nada adiantará se sua cabeça não estiver preparada para tolerar o esforço para sair de condições adversas naquele momento chave de definição de uma prova, ou naqueles treinos desafiadores e específicos. Em muitos casos, nossa mente é capaz de minimizar as diferenças físicas entre atletas, os colocando em igualdade de condições, capazes de brigar por posições próximas em uma competição.

 

Existem psicólogos esportivos competentes preparados para ajuda-los neste processo de treinamento mental. Reflita bem sobre este tema e potencialize seus resultados!

 

Bons treinos e bora pra cima, galera!

 

Esta coluna é um oferecimento de BLOCKS. Uma barra de frutas e castanhas que não possui essências ou conservantes. Utilizam apenas matéria prima integral, sem adição de açúcar, glúten e lactose. Experimente, são produtos divertidos, acessíveis e com qualidade. Um snacks pronto para te acompanhar nos treinos, provas ou no dia a dia. 

 

Todos os produtos BLOCKS estão disponíveis no site do trilo e nas principais lojas do Brasil.

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *