Para você que começou há pouco tempo no esporte de endurance, já passou por sua cabeça estrear em uma maratona, um Ironman 70.3 ou full, uma ultramaratona de Trail Run? Posso apostar que sim!

 

O crescimento vertiginoso dos novos praticantes de corrida de rua, triathlon e corrida de montanha, assim como a grande oferta de provas de todas as distâncias para todos os gostos, acaba deixando os atletas perdidos e tentados a participar de provas, praticamente, todos os finais de semana.

 

O excesso de provas no calendário, a viralização em um piscar de olhos das informações nas redes sociais e a necessidade de autoafirmação em divulgar ao público feitos grandiosos são grandes vilões que prejudicam a periodização e evolução gradual do atleta. Como resultado disso, abre-se uma grande janela para lesões, ou desmotivação responsáveis por afastar os atletas do esporte.

Frente a todo este cenário, como deveríamos proceder? Será que vale a pena encarar provas longas sem passar por um processo de maturação, atingindo rapidamente nossas metas ambiciosas? Seguem abaixo algumas recomendações importantes:

 

Dedique-se nos primeiros anos às provas mais curtas para que seu corpo se adapte e acomode as cargas aplicadas a ele.

Desenvolva capacidades importantes, como velocidade e potência antes de se dedicar às provas de distâncias maiores (acima de 1 hora), como por exemplo: meia maratona e maratona, triathlon olímpico, Ironman 70.3 ou full e ultramaratona.

Inclua o treinamento regular e complementar de força na sua rotina semanal.

Fuja do sobrepeso! Este é um dos maiores vilões para que ama superar distâncias, para isso, siga uma dieta funcional e alinhada aos seus objetivos.

Invista na evolução de bons resultados em distâncias menores, mesmo que você não tenha pretensões de bater recordes pessoais. Desta forma, os treinos mais longos serão cumpridos em menor tempo, gerando menos desgaste ao corpo.

Adquira experiência com o passar dos anos no esporte para poder superar obstáculos que aparecerão no caminho dos treinos longos e das provas desafiadoras.

Evite pular etapas para evitar a desmotivação e a sensação de que sua grande meta foi atingida precocemente, ou o famoso: “E agora, o que eu faço da minha vida?”. Há um grande risco de ser um caminho sem volta, ou desistimos, ou perderemos o controle e buscaremos sempre prova cada vez mais longas e difíceis em pouco tempo de prática.

Seja paciente e não caia nas tentações das redes sociais, dos colegas mais experientes e siga seu caminho sem pegar atalhos.

Alinhe sempre suas metas e objetivos com seu treinador e pense em médio e longo prazo. Desta forma você terá longevidade no esporte que tanto ama.

Capacite-se! Agregue conhecimento qualificado ao se projeto de treinamento para uma prova, isso fará com que você entenda melhor os processos e não queira sair correndo, pedalando ou nadando por aí de qualquer maneira e sem conhecer os sinais que seu corpo envia constantemente.

Nada de pular etapas e cuidado com as tentações das provas longas!

 

Bons treinos e bora pra cima, galera!

 

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Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

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