Sua prova alvo, finalmente, chegou?! Ufa... foram muitas semanas de treinos, dedicação extrema, várias cervejas recusadas, incontáveis quilômetros percorridos, muitas caixas de géis consumidas, litros e litros de água e isotônicos, trabalho de base, período específico, polimento, e assim vai!

 

O sacrifício foi grande para jogarmos todo o trabalho no lixo. Para isso não acontecer, segue, abaixo, uma lista de dicas práticas de como encarar os dias que antecedem sua prova alvo, independentemente, da sua distância e grau de complexidade:

 

1. Os treinos que antecedem a prova (polimento) precisam ser muito bem executados, com volume em queda aguda e a intensidade bem equilibrada para o corpo não apagar e ocorrer o destreinamento e/ou uma fadiga extrema.

2. Reduza o treino de força para que a musculatura possa se recuperar, evitando-se também, possíveis lesões.

3. Mantenha sua alimentação e a hidratação regulares, alinhando a estratégia da dieta com um profissional de nutrição capacitado. Evite sair da rotina na última semana, bebida alcoólica, alimentos gordurosos, pois o corpo sofrerá com isso e não terá tempo de se recuperar.

4. Organize-se! Uma agenda coerente e bem organizada evitará que a cabeça fique maluca com tantos compromissos nos dias que antecedem a prova. Quando temos tudo planejado e escrito, evitamos este desespero desnecessário.

5. Faça tudo com antecedência, visto que sempre aparecem tarefas e surpresas ao longo do dia, principalmente naquela semana que antecede aquela prova importante, não é mesmo?! Isto só aumentará nossa ansiedade.

6. Faça um bom checklist e não esqueça itens importantes e pessoais, como tênis, alimentação, entre outros.

7. Verifique se está tudo certo com a passagem aérea, hotel e outros itens, como seguro, documentação, caso sua prova seja longe. Caso seja perto e não precise viajar, comece a planejar os horários de saída e chegada na prova.

8. Cuidado com o dia da viagem! Neste dia costumamos comer mal, pular refeições, dormir pouco, etc. Neste caso, vale à pena viajar com um pouco mais de antecedência, para que o corpo possa se adaptar ao novo local e possamos descansar melhor.

9. Estude bem o local da prova, como temperatura, comércio ao redor, estacionamentos, principais obstáculos que possam ser enfrentados, dicas com moradores da região, e claro, uma ampla pesquisa no Google.

10. Estabeleça uma boa estratégia de prova com seu treinador, com base nas características da prova, seu estado de treinamento e experiência no esporte e em provas similares.

11. Pense sempre positivo, pois todo o trabalho duro foi feito. Quem comandará, a partir de agora, será sua mente! Um pouco de ansiedade é importante, já em excesso, exterminará a possibilidade de um bom resultado.

12. Evite ficar falando muito sobre a prova e divirta-se um pouco com os amigos, ou a família. Isso ajuda muito a reduzir o nervosismo e os pensamentos negativos.

13. No dia anterior, evite andar muito, mudar a rotina de sono e dormir tarde. Planeje o horário de acordar para que não seja necessário fazer tudo com pressa e esquecermos nada.

 

Depois de tudo isso, é só largar, curtir a prova, cruzar a linha de chegada e comemorar o resultado!

 

Bora pra cima, galera!

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *