Para aqueles viciados em treinos que não querem perder um treino por nada, ou mesmo para aqueles que matam alguns semanais por preguiça, estes são conhecidos no meio esportivo como OFF.

 

Existem vários motivos para os OFFs, aqui estão alguns deles:

1. Planejamento de treino: Descanso parte do planejamento de treino semanal, como forma de recuperar o corpo para a sequência de treinos, ou para uma prova que está por vir. Desta forma a evolução se torna sólida e ganha-se longevidade no esporte.

2. Compromisso inesperado: Mesmo o mais organizado e focado atleta amador, ou profissional, está suscetível a compromissos que podem aparecer a qualquer momento e, em alguns casos, não consegue mudar o horário do treino por nada naquele dia.

3. Doença ou lesão: A imunidade caiu, ou você abusou e se lesionou, em alguns desses casos, o descanso passivo se faz necessário para que o corpo se restabeleça por completo e nada seja empurrado com a barriga.

4. Preguiça: Você está com aquela preguiça e matou um treino importante, é considerado um OFF, também, mesmo seu treinador não gostando muito e sua evolução ser amplamente comprometida.

 

Em todas estas situações, algumas orientações importantes para você aproveitar ao máximo este descanso tão valioso:

1. Evite dormir tarde no dia anterior, ou no dia do OFF: Desta forma seu corpo se restabelecerá plenamente.

2. Nada de abusar da alimentação e alcool: Como o gasto energético será menor, cuidado para não ganhar uns quilinhos e gordurinhas a mais e desbalancear o organismo, além de dar uma forcinha a mais no processo de recuperação.

3. Acumule horas adicionais de sono: Se possível, o tempo que gastaria treinando, gaste com horas adicionais de sono. Nada de trocar por tempo no celular, redes sociais, etc.

4. Mantenha o foco: Ao parar, podemos ser pegos pela preguiça. Mantenha seus objetivos em mente e se fortaleça para seguir o caminho.

5. Cuidado para não detonar o corpo: Muitas vezes nos dias de descanso, você costuma ter energia adicional e acaba a extravasando no trabalho, ou na rotina diária. Procure descansar o máximo, se possível.

 

Bons treinos e bora pra cima, galera!

 

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Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

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