PARTE 3: TIPOS DE TREINOS E PRINCÍPIOS DE TREINAMENTO

 

Agora que você está se tornando um expert em treinamento, chegou a hora de conhecer um pouco sobre os tipos de treinos e a importância de combiná-los e distribui-los inteligentemente para que haja evolução segura e otimizada.

 

Antes de tudo, o ideal é que os treinos sejam planejados individualmente (princípio da individualidade) para cada atleta, por conta de suas características físicas e técnicas, histórico de atividades, etc. Quando trabalhamos em grupo, costumamos agrupá-los de acordo com perfis comuns.

 

É altamente recomendado que o atleta seja regular e disciplinado (princípio da continuidade), para que o corpo possa se adaptar aos estímulos aplicados.

 

Dentro dos mesociclos, estruturar os treinos semanais é muito importante. O segredo é programa-los de acordo com seu objetivo (princípio da especificidade), ou seja, se a intenção é aumentar a distância para uma prova longa, o foco estará no aumento gradativo de volume com intensidade menor, enquanto se o foco estiver em provas curtas ou reduzir os tempo em diferentes distâncias, os treinos serão mais intensos e curtos.

 

Uma das regras para uma semana de treinamento bem planejada é respeitar o princípio da sobrecarga. Ele consiste na aplicação de carga progressivamente e de diferentes maneiras (aumento da distância, da intensidade e até do descanso), com o objetivo evitar a acomodação do organismo e otimizar a performance continuamente.

 

Geralmente, incluímos os treinos intervalados de baixa intensidade, progressivos e regressivos na fase inicial da periodização. Ao longo do ciclo, aplicamos os treinos de fartlek, tempo run (em ritmo de prova) e longos, levando em conta a distribuição de intensidade e volume de acordo com a meta de cada atleta.

 

Este ensinamento segue outro princípio importante, o da variabilidade, que significa a aplicação de diferentes treinos durante o ciclo de treinamento.

 

Agora não tem desculpa! Bora treinar com qualidade e respeitando o planejamento de seu treinador!

 

Bons treinos e sucesso em suas metas!

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *