Agora, sim! Seguem as dicas finais para fazer da corrida um hábito saudável e duradouro:
 

Caso sinta dores, não persista com o treino: As dores podem acontecer após sessões de treinamento, mas evite começar a treinar com dor aguda e, caso, ela persista por muito tempo (dor crônica), converse com seu treinador e procure ajuda de um médico e/ou fisioterapeuta.

Aqueça adequadamente: Evite começar o treino ou prova sem preparar o corpo para isso. Procure correr em velocidade mais baixa ou caminhar por cerca de 5 a 10’ antes de cada treino ou prova. A intensidade e o tempo de do aquecimento dependerá do tipo (distância e intensidade) de cada atividade.

Alongue ao final de cada treino: Uma sessão breve de alongamento com exercícios simples e suaves poderá auxiliar no processo de recuperação. Outras estratégias podem ser adotadas, como liberação miofascial, massagens, crioterapia, entre outras.

Treine com regularidade: O treino regular é a chave do sucesso. Sem regularidade não existe evolução e adaptação do corpo aos estímulos.

Cuidado com o som: Correr ouvindo música em alto volume pode causar acidentes, desde os mais leves aos mais graves. Se possível, use apenas fone em um dos ouvidos com som em níveis baixos. Evite correr em locais abertos e movimentados com fones.

Correndo na rua: Procure correr sempre na contramão e com muita atenção para poder antecipar qualquer problema que possa acontecer com automóveis, bicicletas, pedestres, animais, etc.

Equilibre os treinos com a vida pessoal e profissional: A longevidade na corrida depende do quanto você consegue administrar os treinos com seu trabalho, família e amigos.

Cuidado com o excesso de provas: Todo corredor ama fazer provas, e as ofertas são tentadoras demais. Controle os ânimos e planeje direito quais participar.

Faça exames e avaliações periódicas: Treinar com segurança, com as zonas de treinamento corretas e não excedendo limites é fundamental para a longevidade no esporte.

Transmita energia para todos à sua volta: Ajude pessoas queridas a entrarem neste universo e usufruírem dos benefícios que a corrida de rua proporciona.
 

Não há nada melhor do que tornar a corrida um hábito verdadeiramente saudável e que influencie positivamente sua vida.
 

Para que isso aconteça, treine com regularidade, foco e qualidade.
 

Bons treinos, galera! Vamos pra cima!

Rodrigo Lobo

Colunista

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; Sócio diretor da Lobo Assessoria Esportiva; Palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; Colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; Atleta amador de corrida de rua e triathlon, Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna - DA TEORIA A PRÁTICA - tudo que precisamos saber para manter os treinos e a qualidade de vida!

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