Meu convidado de hoje é um carioca que passou a adolescência jogando vôlei pelo Fluminense, onde foi colega do então jogador Bernardinho. Após uma breve pausa para entrar na faculdade de engenharia, voltou às quadras como bolsista pelo time da PUC. Em 1980, depois de assistir a maratona do Rio que passava em frente a sua casa, resolveu que correria a prova no ano seguinte. Juntou alguns amigos do vôlei e começou a treinar. Em 1981 estreou nos 42km. No ano seguinte, participou da Maratona de Nova Iorque com o excelente tempo de 3h06’. De volta ao Rio, descobriu que os jornalistas José Ignácio Werneck e Yllen Kerr organizariam a Corrida Alegre, o primeiro triathlon brasileiro.

 

Sem nenhum treino de natação ou ciclismo, participou da prova que tinha as distâncias de 900m de natação, 8km de corrida e 20km de ciclismo. Daí em diante, resolveu se dedicar ao novo esporte. Estreou em Kona no ano de 1984 e em 1987, após dar uma pausa na carreira de engenheiro para se dedicar profissionalmente ao triathlon, fez o tempo de 9h41’, sendo o primeiro sul americano a baixar das 10h no campeonato mundial da modalidade. Voltou à competir no Havaí em 1988 e 89, estabelecendo o recorde brasileiro na época com o excelente tempo de 9h28’.

 

Com vocês, um dos primeiros desbravadores do triathlon brasileiro, um sujeito que com certeza carrega o verdadeiro espírito do IM, casado com a ex-jogadora de vôlei Ana Richa, o agora sessentão Rafael Medeiros de Magalhães.

 

Aproveitem!

 

Endörfina

Michel Bögli é um apaixonado por bicicletas e foi triatleta profissional entre 1988 e 1997. Venceu diversas provas, participou de alguns mundiais, incluindo dois Ironman do Havaí. Correu as primeiras provas de aventura por aqui, desde 1994 participou cinco vezes da Race Across America (RAAM) e em 2001, venceu a categoria duplas. Organizou diversas corridas de rua e provas de 24h de ciclismo, além de ter participado de quatro edições da Cape Epic. No Endörfina Podcast conversa com amigos e campeões do triathlon, corrida, ciclismo e natação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *