EPISÓDIO 51 – SAMIR BAREL

Meu convidado de hoje começou a nadar quando criança, incentivado pelo irmão mais velho. Passou toda a infância e adolescência nas piscinas de Campinas, interior de São Paulo batendo recordes nas provas curtas de 50, 100 e 200 metros. Aos 25 anos experimentou a sua primeira maratona aquática, para logo depois sagrar-se tri campeão paulista na categoria. Até que em 2012, resolveu encarar desafios maiores e decidiu que enfrentaria as travessias mais casca grossa do planeta. Acabou se tornando um especialista em nadar longas distâncias. E não estou falando dos já extenuantes 5 ou 10km das maratonas aquáticas. Samir curte as travessias, as ultra maratonas aquáticas. Provas nas quais os participantes nadam por horas a fio. Trinta, 50 e às vezes até 88km enfrentando correntes marinhas, águas gélidas, criaturas aquáticas e às vezes a escuridão. Ele se tornou uma espécie de homem anfíbio. Não consegue se afastar da água por muito tempo, tanto que mesmo quando não tem que treinar, ele divide seu tempo entre o filho, a esposa Larissa e mais braçadas na piscina!

 

Entre tantas travessias e títulos, Samir venceu a volta a Ilha de Manhattan em 2014, atravessou o Canal da Mancha em 2015, percorrendo 10km à mais por conta das correntes e quebrou o recorde sul-americano na travessia do Canal de Catalina, na CA. Por conta destes três resultados, foi o primeiro brasileiro a conquistar a chamada tríplice coroa das travessias de natação. Com vocês, Samir Botelho Barel.

 

Aproveitem!

 

Endörfina

Michel Bögli é um apaixonado por bicicletas e foi triatleta profissional entre 1988 e 1997. Venceu diversas provas, participou de alguns mundiais, incluindo dois Ironman do Havaí. Correu as primeiras provas de aventura por aqui, desde 1994 participou cinco vezes da Race Across America (RAAM) e em 2001, venceu a categoria duplas. Organizou diversas corridas de rua e provas de 24h de ciclismo, além de ter participado de quatro edições da Cape Epic. No Endörfina Podcast conversa com amigos e campeões do triathlon, corrida, ciclismo e natação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *