Bicampeã Brasileira em 90 e 92 e Campeã Sul-Americana em 1991, Liane foi integrante da Equipe OP e competiu profissionalmente entre 1987 e 1996. Esta Biologa foi uma das primeiras triatletas profissionais de São Paulo.
Morando há quinze anos fora do Brasil, a doutora Liane de Azevedo (como é conhecida por lá) e sua família estão hoje no norte da Inglaterra, onde é professora e pesquisadora da atividade física e saúde pública pela universidade de Teesside. Lá ela estuda e ensina as causas e efeitos do sedentarismo no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças na primeira infância. Em um trabalho bastante interessante, ela conta como tem ajudado pais e educadores a ter consciência da importância da atividade física para as crianças desde cedo. Aliás, conta também como começou na natação e a importância do incentivo dos seus pais nesse caminho, que viria a culminar com uma bem sucedida carreira de triatleta profissional por quase uma década.
Conversamos sobre seus títulos mais importantes, a classificação para Kona em 1996, lesões, acidentes de bicicleta, perseverança e garra.
Se você quer saber mais sobre a Liane ou entrar em contato com a mãe do Lucas e esposa do também triatleta Bam-bam, ouça o episódio de hoje e acesse os links no post do Endörfinabr.com
Aproveitem!