Meu convidado de hoje é o professor Marcello de Carvalho Butenas.
Boleiro na infância e surfista na horas vagas até hoje, teve seu primeiro contato com o triathlon em 1987 quando cursava a faculdade de Educação Física na USP. Disciplinado e talentoso, começou desde cedo a colecionar vitórias. Especialista em provas curtas, participou de quase todas as provas no Brasil entre 87 e 1996. Foi vice campeão do Troféu Brasil de Triathlon em 1991 e tetra campeão paulista em 1992, 93, 94 e 96.
Seu primeiro Ironman em Kona foi no ano de 1992. Voltou também em 95 e 96. Em Florianópolis participou das edições de 2002 e 2007, estabelecendo nesse último ano seu recorde pessoal nas distâncias!
Aos 50 anos, Marcello Butenas continua dando trabalho à concorrência. Em abril deste ano chegou em quinto colocado no Tri Day Series do Riacho Grande. Foi campeão mundial de Ironman em Clearwater no ano de 2009. Aos quarenta e três anos, em 2014, campeão do Blenheim Palace Triathlon Challenge, prova beneficente num formato bastante diferente: os 20 atletas convidados devem realizar num final de semana o maior número de provas de curta distância, com largadas a cada 20 minutos, durante um período de 6 horas em cada dia. Marcello completou 8 no total, deixando todos os demais para trás!
Ouça a voz desse experiente atleta e técnico, que mantém o estilo de vida ativo e competitivo até os dias de hoje. Butenas fala sobre a cena atual do nosso esporte, sobre treinamento e preparação psicológica, sobre os medidores de potência e também conta algumas histórias interessantes e curiosas sobre a sua carreira.
Aproveitem!