Chegou o tão esperado final do ano! Época de muitas confraternizações, comemorações e festas. É hora de comemorar o ano que passou e brindar o ano que está prestes a chegar. Toda essa atmosfera já virou um sinônimo de esquecer a dieta e, como costumamos dizer, “enfiar o pé na jaca”, o que não deixa de ser saudável para o corpo e para a mente, se feito com moderação.

 

Mas como aproveitar o momento e ao mesmo tempo manter o controle nessa fase e para não colocar em risco meses de dedicação?

 

Seguem algumas dicas:

- Não deixe de consumir frutas, legumes e verduras, esses alimentos são fontes de fibras e antioxidantes e garantem o bom funcionamento do intestino.

- Mantenha-se bem hidratado!!

- Tente maneirar no álcool. Se beber, intercale sempre com alguns goles de água e esteja bem alimentado para reduzir o impacto nocivo ao organismo.

- Mesmo que a dieta acabe esquecida, garanta sempre um alimento com fonte de proteína em todas as refeições. Um déficit proteico vai acelerar a perda de massa muscular.

- Se você quer resistir as tentações dos eventos, faça uma refeição equilibrada antes de ir. É muito difícil passar vontade com fome. Se você estiver bem alimentado comerá um pouquinho e matará a vontade. Se estiver com fome, a quantidade será bem maior.

- Faça escolhas e trocas inteligentes. Se o almoço for pesado, faça um jantar leve, e vice-versa. Tente não acumular refeições ou dias seguidos fora da rotina. Dessa forma mantemos o equilíbrio e minimizamos os prejuízos.

- Evite ficar se pesando todos os dias. O peso tende a variar muito nessa época devido ao consumo de alimentos ricos em açúcares, sódio e as bebidas alcoólicas. Grande parte dessa variação é relacionada à hidratação/retenção hídrica.

 

E para finalizar, relaxe. Tudo tem seu tempo. Se você se dedicou o ano todo à uma boa alimentação, não é uma semana de festas que vai colocar tudo a perder. Aproveite o momento, coma com moderação e sempre que possível, retome a boa rotina.

 

Feliz Natal e um 2019 com muitas conquistas!

Maria Cecilia Carvalho (Ciça)

Colunista

Nutricionista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP. Triatleta há 8 anos, 5x Ironman Kona Finisher e melhor tempo de uma amadora brasileira em Ironman. Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna: NUTRIÇÃO E PERFOMANCE – Como uma boa alimentação pode auxiliar a longevidade no esporte

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