FINAL DE PROVA E O PÓS-PROVA

 

O TRECHO FINAL

Se você já completou um Ironman, sabe que os últimos quilômetros da maratona são uma experiência única, apenas sugerida pela experiência de correr os últimos quilômetros de uma maratona comum. Seu corpo está tão debilitado pela surra que levou ao longo do dia, que é quase engraçado. O simples ato de levantar o pé do chão para dar o próximo passo parece com a realização de um agachamento com uma barra pesada nas costas. Pesquisas do Instituto Nacional de Esporte e Educação Física em Paris confirmam que o custo energético de correr no final de um triatlo é significativamente maior do que correr na mesma velocidade sem nadar e pedalar de antemão. E esse estudo foi realizado em um triathlon de distância olímpica!

 

Provavelmente, existem várias causas do efeito “levantamento de peso” dos quilômetros finais de uma maratona de Ironman. A forma da passada é diferente no final de uma corrida de triathlon do que nos mesmos atletas em uma corrida independente. As mudanças que aumentam o custo de energia da corrida no final de um triathlon são causadas em parte pela fadiga local em músculos específicos, o que exige uma mudança de forma quase da mesma maneira que você começar a correr com um joelho direito bloqueado para proteger um músculo da panturrilha direita subitamente dolorido. Não é nem eficiente nem bonito, mas certamente é uma alternativa.

 

Tanto nos triathlons como nos trechos independentes, a fadiga e a perda de eficiência mecânica estão associadas ao aumento do tempo de contato com o solo. Quanto mais perto você chegar da linha de chegada, mais difícil será tirar os pés do asfalto. Esse pequeno motim corporal é causado por um enfraquecimento da indução motora do cérebro para os músculos em atividade. É a maneira do seu cérebro evitar que você corra mais rápido - e talvez até força-lo a desacelerar - em resposta ao feedback de seu corpo.

 

Seu próprio cérebro pode ficar cansado ao final de um Ironman - um fenômeno conhecido como fadiga central. Assim como seus músculos, ele fica sem combustíveis críticos e acumula níveis crescentes de metabólitos que interferem com seu funcionamento, resultando em desconforto, perda de vontade de continuar, pensamento negativo, humor em declínio e capacidade reduzida de disparar os neurônios motores que ativam o organismo. músculos.

 

O PÓS PROVA

Demora um bom tempo para o corpo se recuperar do estresse de completar um Ironman. Um estudo austríaco descobriu que os níveis sanguíneos de enzimas antioxidantes permaneceram significativamente reduzidos, enquanto os biomarcadores de lesão muscular e inflamação permaneceram significativamente elevados em triatletas quase três semanas depois de terem cruzado a linha de chegada do Ironman.

 

O sistema imunológico desempenha um papel importante em ajudar o corpo a se recuperar após exercícios exaustivos, mas o próprio sistema imunológico fica sobrecarregado pelo estresse das corridas de resistência e suas consequências. A função das células imunes permanece deprimida por até três dias após tal experiência, aumentando muito a suscetibilidade do atleta a infecções virais e bacterianas. As causas desse efeito parecem ser múltiplas e não são totalmente compreendidas. Parte do problema é que os principais combustíveis das células imunológicas, como o aminoácido glutamina, são exauridos durante exercícios exaustivos. Parece que o sistema imunológico também regula negativamente sua resposta inflamatória ao dano tecidual para evitar a inflamação sistêmica fora de controle que, de outra forma, resultaria do alto dano muscular sofrido. Mas essa regulação muito baixa prejudica a capacidade do sistema imunológico de combater invasores estrangeiros.

 

Os triatletas também costumam sofrer de uma doença conhecida como “depressão pós- Ironman” nas semanas seguintes a uma prova. É provável que essa depressão de humor seja, em algum grau, apenas mais um sintoma da síndrome do excesso de treinamento geral que comumente afeta atletas de resistência após tal competição. Sabe-se que o excesso de treinamento perturba os neurotransmissores do cérebro que influenciam o humor. Foi hipotetizado que, como um sintoma de overtraining, a depressão é a maneira do seu cérebro desencorajar você de se expor novamente - neste caso, de fazer seu próximo Ironman - por um tempo.

 

DEMAIS TEXTOS:

PARTE 1: PRÉ-PROVA E CONTROLE DA TEMPERATURA
PARTE 2: FORNECIMENTO ENERGÉTICO E EFEITOS DO SUOR
PARTE 3: DESGASTE MUSCULAR E PROBLEMAS GASTROINTESTINAIS
PARTE 4: FINAL DE PROVA E O PÓS-PROVA

 

REFERÊNCIA

1- Tradução e adaptação de A Physiological View Of What The Human Body Goes Through In An Ironman - By Matt Fitzgerald http://www.triathlete.com/2013/04/training/a-physiological-view-of-what-the-human-body-goes-through-in-an-ironman-2_46170/4#ju4teCmhBs1VsiTB.99

2- Damage to Liver and Skeletal Muscles in Marathon Runners During a 100 km Run With Regard to Age and Running Speed. Zbigniew Jastrzębski, Małgorzata Żychowska, Łukasz Radzimiński, Anna Konieczna, Jakub Kortas. J Hum Kinet. 2015 Mar 29; 45: 93–102. Published online 2015 Apr 7. doi: 10.1515/hukin-2015-0010

3- Medicine (Baltimore). 2016 May;95(20):e3657. doi: 10.1097/MD.0000000000003657. Comparison of Changes in Biochemical Markers for Skeletal Muscles, Hepatic Metabolism, and Renal Function after Three Types of Long-distance Running: Observational Study. Shin KA1, Park KD, Ahn J, Park Y, Kim YJ.

4- World J Gastroenterol. 2004 Sep 15; 10(18): 2711–2714. Published online 2004 Sep 15. doi: 10.3748/wjg.v10.i18.2711 cPMID: 15309724Effects of 24 h ultra-marathon on biochemical and hematological parameters. Huey-June Wu, Kung-Tung Chen, Bing-Wu Shee, Huan-Cheng Chang, Yi-Jen Huang, and Rong-Sen Yang.

Luciana Haddad

Médica Cirurgiã, Doutorado e Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, Orientadora do Programa de Pós Graduação da FMUSP. Triatleta e corredora amadora, 2x Ironman Kona Finisher! Contribui com o Trilo quinzenalmente as sextas feiras, no modelo de infográfico, com a coluna: O ESPORTE BASEADO EM EVIDÊNCIAS - Como traduzir a ciência para a prática esportiva? Uma maneira inteligente de tomar decisões individualizadas, norteando-se por conceitos científicos.

4 thoughts on “SEU CORPO NUM IRONMAN – PARTE 4

  1. DANIEL G SCARTEZINI disse:

    Muito esclarecedor a tempos procurava algumas respostas …..Parabéns venho acompanhando vc no Instagram e a equipe toda do Trilo virei fã …..Exelente trabalho ???

    1. Luciana Haddad disse:

      Obrigada. Estamos trabalhando para levar informações importantes para todos. Abs

  2. Ana Matos disse:

    Muito bom!!!!

    1. Luciana Haddad disse:

      Obrigada! Que bom que gostou

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