Em um artigo publicado no Wired (https://www.wired.com/story/aging-marathoner-tries-to-run-fast-after-40/), Nicholas Thompson conta como conseguiu bater seu tempo de maratona (que já era impressionante para um amador: 2h43 com 30 anos) após os 40 anos. Entre 30 e 39 anos seu tempo de maratona ficou estável próximo de 2:43. Porém, após os 39 anos, começou a declinar. Até que ele recebeu um convite da Nike para ser treinado por um técnico de elite, para correr a maratona de Chicago.

 

Não há uma idade mágica em que os corredores começam a piorar. A maioria dos estudos disponíveis foram realizados com atletas de elite, onde o ápice ocorre em idade mais jovem. Em corredores amadores, por outro lado, podem desacelerar mais lentamente. A ciência sugere que a melhor idade para correr pode ser 27 para homens e 29 para mulheres. O recorde mundial masculino na maratona foi estabelecido por Eliud Kipchoge aos 33 anos. Um estudo com maratonistas em Estocolmo fixou o declínio a partir de 34 anos.

 

A FISIOLOGIA da corrida pode ser dividida em três partes. Há a aptidão do corpo: a rapidez com que você pode obter oxigênio para os músculos e o quão rápido você consegue correr antes que o lactato se acumule no sangue. Depois, há economia de corrida: a eficiência com a qual você se move. E por fim há massa: quanto você pesa. Multiplique a aptidão correndo pela economia mecânica e divida pela massa. Isso é o quão rápido você será.

 

“A principal razão para os corredores desacelerarem não é o nosso corpo. São nossas vidas. Nós nos casamos, temos filhos, trabalhamos mais, nossos pais adoecem. Nós temos coisas mais importantes a fazer com o nosso tempo. Correr é um esporte que recompensa o esforço consistente e, quando você se distancia, é difícil voltar. Seu corpo se desgasta, o que torna a corrida menos agradável, o que acelera o declínio. Nós vamos mais devagar à medida que envelhecemos, mas também envelhecemos quando começamos a ir mais devagar.”

 

E o que fez Nicholas, junto com os seus técnicos, para melhorar sua performance:

 

“Eu não estava trabalhando remotamente o suficiente para melhorar uma das principais medidas da corrida: o VO2 max, uma medida da capacidade do corpo de levar oxigênio para as células do sangue durante o exercício intenso. Também não estava fazendo o suficiente para melhorar meu limiar de lactato, uma medida da capacidade do corpo de tirar o lactato do sangue. Eu precisava melhorar os dois.”

 

“O VO2 max melhora principalmente através de treinos de velocidade - percorrendo quarto de milha, ou milhas, até o ponto de quase exaustão, descansando brevemente e, em seguida, executando-os novamente. O limiar de lactato melhora com o que chamamos de corridas de limiar: correr forte a um ritmo cansativo, mas que não lhe deixa de joelhos. Então, começando no início de julho, comecei uma nova rotina. “

 

“A segunda grande mudança na minha rotina veio dos dados. Eu acreditava há muito tempo que qualquer informação além do mais básico era uma distração. O eu quantificado é frequentemente uma alma neurótica. Assim, durante anos, acompanhei minhas corridas com meu cronômetro e contei o número de milhas que corri a cada semana. Kirby me convenceu de que isso era um hábito para quebrar.

 

Além disso, a Nike estava executando este projeto em particular, e então eu ia executar essa corrida com seus equipamentos. Em Portland, sentei-me com o chefe do laboratório de pesquisa esportiva da Nike para falar sobre sua filosofia de calçados e aprender mais sobre o VaporFly 4%, um tênis que eles apresentaram com grande fanfarra no ano passado e no qual eu fiz minha última maratona mais rápido do que o esperado.”

 

Além da mudança nos treinos, o registro de dados, Nicholas ainda acrescentou 2 treinos de força na rotina semanal, e foi orientado a consumir suco de beterraba diariamente.

 

Ele correu a maratona de Chicago em 2:38:25. Fechou a meia em 1:19:30. Baixou seu tempo em mais de 5 minutos. E agora já traça metas mais agressivas para a próxima prova. Animador não?

 

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Luciana Haddad

Médica Cirurgiã, Doutorado e Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP, Orientadora do Programa de Pós Graduação da FMUSP. Triatleta e corredora amadora, 2x Ironman Kona Finisher! Contribui com o Trilo quinzenalmente as sextas feiras, no modelo de infográfico, com a coluna: O ESPORTE BASEADO EM EVIDÊNCIAS - Como traduzir a ciência para a prática esportiva? Uma maneira inteligente de tomar decisões individualizadas, norteando-se por conceitos científicos.

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