Acredito que todos já tenham ouvido que não precisa pedalar todo dia e tanto assim, e isso é a mais pura verdade. A especificidade no treinamento é a chave do sucesso para uma evolução segura.

 

Existe dia para rodar “leve”, rodar “firme”, fazer intervalado, tiros e por ai vai... E é nesse ponto que a potência te dará números rápidos e precisos.

 

Quando você usa o bpm ele sofre alterações por dias quentes/frios, cansaço, estado de hidratação... ou seja, ele varia com uma certa frequência e facilidade.

Para um treino de tiro por exemplo, ele demora a subir em relação a potência que é instantânea, e em um treino de ritmo, a potência se mantém e a FC pode subir ao longo do treino, por isso ela é mais precisa para um bom treinamento, mas lembre, ela não trabalha sozinha. Somando tudo isso a um bom feedback do atleta, o treinamento tem tudo para ser bom.

 
Quais as siglas mais importantes quando falamos de potência:

IF - Fator de Intensidade: diz quão forte foi aquele momento, numa escala 0.50 até 1.0

TSS training stress score: O quanto você gerou de STRESS na atividade. Atenção ! Aqui talvez seja um dos números mais importantes, ele diz o quanto você gerou de fadiga e isso ajuda muito na periodização, mas importante… um treino de 1h pode gerar o mesmo TSS de um de 2h.

NP - Potência Normalizada: ou seja, uma media ponderada dos momentos pedalados, seja ele muito forte, “extremo” pedaladas em pé, ou os “zeros”como uma lombada, descidas.

AvgWatts - Potência Média: Média total da pedalada, incluindo todos os momentos.

FTP - Functional Threshold Power: O seu limiar de potência = L2 = Limiar Anaeróbio = Limiar Lactato.

Semana que vem continuamos com um pouco mais de potência!

Igor Laguens

Colunista

Educador Fisico, Certificado por Training Peaks, Endurance Coaching Summit, Serrota International Cycling Institute e Bikefit.com. Ciclista há mais de 17 anos, embaixador do Haute Route no Brasil, contribui com o Trilo quinzenalmente as terças feiras com a coluna: OS SEGREDOS DO CICLISMO DE ESTRADA – força com controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *