No seu monitor tente deixar todas as informações que você já tinha costume de ver (velocidade, RPM, FC, distância), assim você não perde referências antigas que vão te guiar e ajudar a entender essas novas medidas. Agora a informação de potência irá depender muito do que você quer fazer - treinar ou competir, pois cada evento tem uma prioridade e característica diferente.

Provas de Longa duração e constantes, ou seja, contra o relógio, IRONMAN, Meio IRONMAN, Audax, travessias… Onde não temos a formação de um pelotão, você pode deixar números de potência média, assim te ajuda a manter uma constante sem variar demais a pedalada. Desta forma ajuda a manter a cadência e wattagem sempre próximas. Para alguns eventos, fale com o seu treinador, e avalie deixar a FC instantânea. Outra vantagem, é que você pode dividir o seu evento em "Laps", e ter uma estratégia montada para que cada volta tenha uma intensidade, seguindo a sua estratégia total de prova.

Já nas provas de curta duração: Criterium, Sprint triathlon… Existe muita retomada de curva, acelerações, pequenas fugas, pelotões, então os valores mudam constantemente, por isso aqui vale ver números mais instantâneos assim evita-se fazer força demais por muito tempo. Caso já se conheça bastante, vale ter algumas opções de LAP para entender se aquele “momento” está forte demais ou leve. Informações como FC neste caso são super importantes para ver se não está passando muito do ponto e ficando muito tempo fora do seu limiar.

Outros valores interessante são o IF (fator de intensidade) e TSS (o quanto de stress está gerando), para avaliar se aquele momento em grupo fará você ter a performance esperada.

Igor Laguens

Colunista

Educador Fisico, Certificado por Training Peaks, Endurance Coaching Summit, Serrota International Cycling Institute e Bikefit.com. Ciclista há mais de 17 anos, embaixador do Haute Route no Brasil, contribui com o Trilo quinzenalmente as terças feiras com a coluna: OS SEGREDOS DO CICLISMO DE ESTRADA – força com controle.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *