Uma modalidade antiga, que faz parte das olimpíadas desde 1912, o contra o relógio já passou por muitas mudanças de regras e hoje é uma das modalidades mais acirradas, onde cada detalhe conta.

 

O campeonato mundial de contra o relógio tem uma audiência muito grande, e nele, já se sabe muito bem quem tem grandes chances para as grandes provas. Muita tecnologia e investimento em bicicleta, equipamentos, vestuário, posicionamento fazem com que nasça um campeão.

 

No contra relógio, nem sempre o mais forte vence. Para ser um campeão. O treinamento no percurso faz muita diferença, cada curva que se consegue “ler” com antecedência, fará com que o ciclista tenha que frear menos e com isso, menos retomadas, consequentemente, menos desgaste, gerando então, mais potencia e velocidade.

 

As provas individuais normalmente acabam em menos de 1hora, as médias horárias de um pro tour, chegam a 50km/h. Já por equipe, elas se aproximam de 58km/h, dependendo sempre, do vento, terreno ( inclinação) e numero de curvas. Por ser uma modalidade não tão comum, não se encontra muitas provas pelo mundo, mas em todos, encontramos os campeonatos estaduais e nacionais, assim como aqui no Brasil.

 

Mas como tudo e todas as modalidades, existem as provas de “ bairro” aquela prova entre amigos, onde talvez a rivalidade seja até maior, e muitos usam como treinos para as provas oficiais. As grandes voltas, seja uma volta estadual, federal ou os Grand Tours os contra relógios fazem parte e são o grande momento!

Igor Laguens

Colunista

Educador Fisico, Certificado por Training Peaks, Endurance Coaching Summit, Serrota International Cycling Institute e Bikefit.com. Ciclista há mais de 17 anos, embaixador do Haute Route no Brasil, contribui com o Trilo quinzenalmente as terças feiras com a coluna: OS SEGREDOS DO CICLISMO DE ESTRADA – força com controle.

One thought on “AS PROVAS DE CONTRA RELÓGIO

  1. bike disse:

    adoro andar de bicicleta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *