DOC. Magliocca

Médico do Exercício e do Esporte pelo Hospital das Clínicas, USP. Médico titular da seleção brasileira de Natação nos Jogos Olímpicos de Londres (2012) e Rio de Janeiro (2016). O “Doc” como é conhecido contribui com o Trilo quinzenalmente as segundas feiras com a coluna: MITOS E VERDADES DA PERFORMANCE NO ESPORTE - tudo que de fato é real ou apenas boato no esporte.

Podemos dizer que cada vez mais a incorporação de estratégias de Recovery serão bases fundamentais de uma boa periodização de treinamento.

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Não existe Esporte sem competição, mas respeitar os próprios limites se faz fundamental na obtenção de performance

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a fase específica é onde sentimos que estamos caminhando em direção aos nossos objetivos, não estaremos prontos mas estaremos em íntimo processo evolutivo

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Início de temporada é sempre uma enorme incógnita: metas mais audaciosas, vontade de treinar bombando e o corpo que parece não estar conversando com o cérebro

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O treino longo é parte complementar do microciclo semanal, as cargas relativas a este treino se somam às cargas dos outros treinos

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A performance no Endurance está muita associada a um conceito de Economia de Movimento - correr o mais rápido possível com o menor consumo de energia

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O maior VO2 máximo não será o melhor corredor; tal como o melhor FTP não será obrigatoriamente o melhor atleta do pelotão. Mas com certeza, o atleta que souber explorar o máximo das cargas prescritas em sua planilha de treino, será o que terá melhor evolução.

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Fadiga é resposta fisiológica e por isso não deve ser evitado, mas sim, respeitado!

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Um bom ciclo de preparação, devidamente planejado, podem fazer do treinamento para a Maratona - e a própria corrida - algo muito mais agradável e gratificante

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