Eu particularmente gosto de analisar números. Acho que, de maneira objetiva, nos ajudam a entender situações e a chegar a algumas conclusões.

 

Como um dos organizadores do Fodaxman, a primeira prova de xtreme triathlon das Américas, tive a oportunidade de participar recentemente do desenvolvimento de um infográfico com o perfil dos atletas que participarão da 3a edição da prova que ocorrerá dia 15/12. São dados bem interessantes que, de certa forma, ajudam a entender o perfil dos atletas que participam deste tipo de prova.

 

Alguns números sobre os 50 atletas selecionados para o Fodaxman 2018 :

 

Atleta mais novo : 22 anos
Atleta mais velho : 50 anos
5 mulheres
11 Estados Brasileiros representados
283 provas de iron distance já completadas
100 ultramaratonas já completadas
14 provas de Ultraman já completadas
3x 1o lugar amador geral Ironman
1x pódio age group em Kona
17 participações nas duas edições anteriores do Fodaxman

 

Definitivamente um xtreme triathlon não é uma prova para iniciantes!

 

As experiências dos atletas podem ser as mais variadas, mas a maioria está bastante acostumada com provas de ultradistância e sabe o que enfrentará pela frente. Muitos tem consciência que numa prova de xtreme triathlon estarão batalhando muito mais contra seus próprios limites do que contra os adversários.

 

Quando perguntados sobre os motivos que os levaram a participar do Fodaxman, são unânimes em mencionar a beleza e a dureza do percurso, além da realização de alcançarem a linha de chegada no topo do Morro da Igreja, a mais de 1.800m de altitude. Não há nenhuma menção de colocação, classificação ou tempo de conclusão.

 

É o atleta contra si próprio e contra o percurso. Talvez esteja aí a essência e o motivo pelo qual as provas de xtreme triathlon estejam crescendo ao redor do mundo.

 

Que venha o dia 15/12 e que todos nós tenhamos sucesso contra nossos "demônios" internos.

 

Será um longo dia...

 

Esta coluna é um oferecimento de HAWI ATHLETIC SUPLLY. A HAWI é uma marca casual e lifestyle criada para você que vive o esporte.

Fernando Palhares

Colunista

Fernando Palhares (@xtri.man) é triatleta há mais de 14 anos. É um dos organizadores do Fodaxman, a primeira prova de xtreme triathlon da América Latina. Foi o primeiro atleta não-europeu a participar do Alpsman (França), é o atual vice-campeão do Fodaxman (Brasil) e melhor atleta latino-americano na história do Swissman (Suíça). Está em constante contato com os organizadores de algumas das principais provas de xtreme triathlon ao redor do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *