DO 0KM AO IRONMAN – PERGUNTAS FREQUENTES

Vai chegando o final do ano e, para muitos, é época de promessas e desejos de novos desafios. Hoje um amigo me escreveu pedindo dicas sobre como chegar ao IRONMAN e como as perguntas dele já me foram feitas por outros amigos, resolvi fazer um guia com as principais dúvidas de quem quer ouvir o YOU ARE AN IRONMAN na linha de chegada.

 

Farei o guia com a visão de um atleta amador sem formação em nenhuma das áreas correlatas ao esporte e saúde, então, por favor, leiam com essa visão. Vou contar um pouco de como foi minha trajetória também.

 

1. Quero completar um IRONMAN, mas afinal, o que é isso?
O Ironman é um triathlon de longa distância com 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. O IRONMAN é uma marca registrada. Há outras com a mesma distância, mas com nomes diferentes.

 

2. Quanto tempo de preparação até o primeiro IRON?
Essa resposta vai depender de quanta experiência acumulada você tem com esporte na vida - principalmente nessas três modalidades - e de quanto tempo disponível por dia você têm pra treinar. Outra variável importante é o que você pretende fazer na prova. Se for pra correr bem, sem parar, sem dor, ou se for pra apenas completar no tempo limite, tudo isso entra no cálculo de quanto tempo antes você deve começar sua preparação e de quanto tempo você terá de se dedicar aos treinos por dia.

Se eu for te dar uma dica é: comece logo a treinar, mas não pule etapas e não acelere o tempo de preparação por vaidade. Os treinos são pesados e demandam muito do corpo, a chance de se lesionar é proporcional à afobação e ao “oba oba”.

 

3. Quantas provas você tem que fazer antes de chegar num IRONMAN?
Diferentemente de entrevista de emprego, aqui não exigem experiência prévia. Mas a prudência sugere que você faça, sim, provas de distâncias mais curtas para treinar antes e entender como seu corpo funciona em situação de provas longas. Claro que tudo isso também é simulável com treinos longos, mas nada se compara à situação real de provas. Eu fui pro meu primeiro IRON com 2 meio Irons (conhecidos também como 70.3); 2 maratonas e alguns triathlons de menor distâncias, além de várias provas de corrida de rua e maratonas aquáticas.

 

4. Vou começar do zero, qual a primeira dica que você me dá?
Minha dica 01 se você nunca fez nada é: matricule-se na aula de natação. É a modalidade que mais leva tempo para se aprimorar e a que pode dar mais problema caso você não saiba executa-la direito né.  A dica 02 seria procurar uma academia para iniciar trabalho de fortalecimento, que vai ajudar muito a não lesionar nesse momento de aumento de sobrecarga. Na academia certamente terá aulas de spinning e você já pode ir entrando no clima do ciclismo também.

Os treinos de corrida são mais simples. Todo mundo já deu uma corridinha na vida e basta começar com paciência e ir aumentando distancias ao pouco ate conseguir chegar nos primeiros 5km. Quando chegar ai, recomendo começar a participar de provas de 5km na sua cidade pra se animar ainda mais com os treinos.

Eu sempre pratiquei esporte, mas comecei a correr em agosto 2012 com corridas de 3 a 4km em volta de casa. Depois, com ajuda de um treinador, comecei a treinar mais seriamente corrida e musculação, até que participei da primeira prova, de 6km, em setembro de 2012. A partir dai fui aumentando distancias até chegar na maratona, em agosto de 2013. Foi rápida essa progressão, mas era uma época que eu tinha bastante tempo disponível para treinar. Fui fazer meu primeiro Ironman em maio de 2015, ou seja, 2 anos e 4 meses depois de começar a correr.

 

5. Qual material mínimo pra fazer um IRONMAN?
Respondendo bem minimalisticamente, ainda que eu não conheça alguém que tenha feito só com isso: sunga ou maiô; óculos de natação; bicicleta; capacete; bermuda; camiseta; meias e tênis de corrida. Esse é o mínimo, que pode ser acrescido de uma variedade de equipamentos dos mais diversos preços e qualidades.

Nesse vídeo eu falo um pouco de cada item:
https://www.youtube.com/watch?v=YYy53XpMbjk&t=83s

 

6. Quanto custa a preparação?
Se você ainda não cansou do meu “depende”, aqui vai mais um: depende. Vamos às coisas que você tem que somar, e que variam com a qualidade escolhida, com a quantidade de meses que você irá pagar e com os preços praticados no local que você mora:

a) mensalidade da academia (se ela não possuir piscina, acresça o valor de uma mensalidade de piscina);
b) mensalidade de um treinador ou assessoria;
c) compra de material (variável mais difícil de precisar, porque vai depender da qualidade e quantidade dos itens que você irá comprar). O item mais caro é, sem dúvida, a bicicleta, lembrando que temos bicicletas no mercado a partir de R$1.200 chegando a bem mais de R$50.000. Se fosse chutar uma média de valor das bicicletas que vejo no Ironman, talvez daria algo em torno de R$6 mil a R$ 15 mil reais.
d) Aumento do consumo de comida: pode acreditar, você irá comer muito mais. E não estou levando em conta suplementos, que você pode optar por consumir ou não.
e) Profissionais: há uma gama enorme de profissionais que podem te ajudar em seu percurso: nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, massagistas etc. O valor gasto com eles dependerá de você e das necessidades que sentir, ou de eventuais lesões.
f) Inscrição na prova: geralmente cerca de US$800
g) Deslocamento até a cidade da prova (avião, carro, ou se já mora na cidade melhor )
h) Hotel e alimentação na cidade da prova

Minha estratégia foi comprar o material aos poucos, investindo em 1 peça por mês ao longo desses 2 anos e 4 meses de preparação. Com relação aos custos de academia, treinos e provas, procuro encará-los como investimentos em saúde física e mental, ainda que existam métodos certamente mais baratos pra isso.

 

7. Como são os treinos para um IRONMAN?
Geralmente são dois treinos por dia, de 6 a 7 dias por semana, dependendo muito do método de trabalho da treinadora(or).
Eu organizo meu dia para treinar uma vez antes do trabalho e outra à noite. Durante a semana são treinos mais curtos de duas modalidades diferentes por dia e, no final de semana, os treinos mais longos de ciclismo e corrida. Além de nadar, pedalar e correr, combino com treinos de musculação.

O volume costuma aumentar muito nos três meses que antecedem a prova e não será incomum você treinar mais de 4 horas por dia, mesmo durante a semana. É duro, confesso. Tem dia que você acorda morto dos treinos do dia anterior e ainda tem dois treinos para cumprir naquele dia. Tem que querer muito. Os treinos mais longos que já fiz foram 180km de ciclismo no sábado e 30km de corrida no dia seguinte.

 

8. Qual é o grande desafio para se completar um IRONMAN?
O grande desafio é encaixar o volume de treino altíssimo dentro do seu cotidiano, ainda mais se você ocupa boa parte do seu tempo com trabalho, estudos, filhos, família e tempo no trânsito. Seu tempo livre líquido vai diminuir muito e serão poucas as horas que você terá ociosas. Ou você estará treinando, ou dormindo, ou comendo, principalmente nos piores meses de treino.

Ter uma família compreensiva ajuda demais, até porque você não conseguirá dar conta sozinho de muitas demandas de nossa vida real que continuarão a exigir atenção, como boletos a pagar, supermercado pra fazer e compromissos para comparecer.

Uma vez que você conseguiu cumprir seu plano de treinamento, a prova em si, embora desafiante, será apenas o desfecho de tudo que você passou para chegar até ali. O IRONMAN é uma prova dificílima, mas o índice dos atletas que não o completam é relativamente baixo. Ou seja, treinando bem, você tira de letra.

 

9. Como saber se sou capaz de um dia terminar um IRONMAN?
Na linha de chegada do Iron você vê pessoas de diferentes idades e de diferentes portes físicos, além dos históricos mais variados no esporte. Desde o fumante sedentário que quis mudar de vida até o ex-atleta profissional estreando numa nova modalidade.
Claro que os vencedores são sempre pessoas com aquele corpo que consideramos atlético, mas dentre os concluintes há pessoas altas, baixas, magras e gordas, de tudo quanto é jeito, acredite.

O que acredito que todos têm em comum é o óbvio: a determinação de passar por um longo período de treinos duros e de suportar os desejos de parar durante a prova.  Respondendo à pergunta, no fundo no fundo você só sabe que será capaz de terminar o IRON na hora que passar pela linha de chegada pela primeira vez e ouvir a famosa frase: YOU ARE AN IRONMAN.

Treinar bastante ajuda a tornar esse feito mais fácil.

 

10. O quanto da minha vida social eu preciso sacrificar pra fazer um IRONMAN?
Se você não tem pretensões de chegar entre os primeiros da sua categoria, é possível treinar para o Iron sem abrir mão da sua comida preferida, de sua cervejinha ou mesmo de uma reunião com os amigos. Arrisco a dizer que o nível de sacrifício com dieta e com a intensidade de cada treino é proporcional a quão rápido você quer terminar o IRONMAN. A sua felicidade estará em algum ponto dessa linha.

Como os treinos são pesados e diários, você provavelmente irá começar a pensar duas vezes se vale a pena ficar na gandaia quando tiver que acordar cedo no dia seguinte pra treinar. Não compensa perder muitos treinos porque será sempre um sacrifício maior quando for treinar. Sair da inércia é duro.

Respondidas essas perguntas, posso dizer, depois de ter completado 6 IRONMANS, que todo esforço físico-financeiro valeu a pena!

 

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CREDITO DA FOTO: FERNANDA PARADIZO

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Correndo por Ai

Colunista

Blogueiro do instagram @correndoporai e triatleta amador, é historiador formado pela Universidade de São Paulo e diplomata de profissão. Apaixonado pelos esportes de endurance e por suas curiosidades, busca sempre uma boa história para compartilhar por aqui, seja em livros, artigos, podcasts, filmes ou em uma daquelas belas discussões nas redes sociais. 6x Ironman, espera chegar em Kona nem que seja pela teimosia.

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