DESAFIOS PARA 2019

Esses dias me deparei na internet com a história de um pai que propôs 500 aventuras aos filhos para que eles completassem até os 18 anos. Nem tudo é mirabolante, há coisas como acampar, colher conchas na praia, subir em árvores, mas também aventuras mais difíceis como ver a aurora boreal, explorar uma selva ou mandar um balão pro espaço com uma câmera.

 

Nunca fui muito fã de listas porque tenho medo de não completá-las, mas nos últimos tempos as encaro como oportunidades de tentar coisas novas. Um dos booktubers que gosto de assistir, o Livrada, publica no começo do ano um desafio que propõe aos assinantes com coisas do tipo: ler um livro de um autor que você conhece pessoalmente; ler um livro sobre um país do qual você não conhece nada; ou mesmo um livro com título impactante. O bacana da lista dele é que te faz sair do óbvio e sinto que ganhamos muito conhecimento ao fazer algo diferente do que apenas nosso gosto pessoal escolheria.

 

Pensei, então, em propor uma lista para 2019 e, claro, dividir com vocês que queiram entrar na barca. Nada de provas alvos ou recordes pessoais na lista, pois cada um tem seus objetivos pessoais. A ideia da lista é propor algumas experiências que, talvez, não faríamos normalmente, mas que poderão propiciar momentos interessantes no próximo ano. Algumas coisas tenho certeza que vocês já fazem, mas para mim será novidade, fiquem à vontade para emendar com alguma proposta interessante!

 

Vamos aos desafios:

1- Correr uma prova sem relógio, só na percepção.
Não precisa ser uma prova importante, mas faça o teste um dia e digo: você poderá se surpreender com o resultado.

2- Sair pra correr um dia sem saber quantos Kms correu nem quanto tempo durou.
Acho que vai nos mostrar o quanto ainda estamos longe da percepção total do nosso corpo. Um teste legal é deixar o cronometro ligado em casa, sair pra correr e tentar adivinhar quanto tempo deu.

3- Segurar uma placa engraçadinha enquanto torce numa corrida.
Está aí algo que eu nunca fiz mas que sempre me divirto quando vejo as pessoas fazendo. Quero retribuir em 2019.

4- Cumprimentar os vencedores da corrida em que você participou.
Essa eu faço sempre que posso e é muito legal, recomendo! Geralmente são pessoas bacanas que nem sempre recebem os devidos parabéns do público. Você irá se surpreender com a reação!

5- Escrever elogiando a organização da prova ou elogiar o organizador ao vivo.
Geralmente só escrevemos para as organizações de provas quando estamos bem bravos né? Por que não mandarmos um email positivo quando tudo der certo? Tenho certeza que fará bem pra você e para quem leu.

6- Ler a biografia de um atleta cujo esporte você não entende muito.
Sou fanático por biografias e muitas delas me surpreenderam. Passei a respeitar ainda mais atletas que erroneamente imaginei que haviam tido um caminho menos difícil até o topo.

7- Assistir a uma partida de um time da sua cidade.
Está cada vez mais difícil manter um time profissional nas cidades quando todo mundo prefere ver esporte na TV. Que tal ir ao vivo no ginásio ver um jogo de um time da sua cidade? Pode ser vôlei, basquete, handball, só não vale futebol masculino porque já tem muita gente.

8- Fazer um longão em linha reta.
Foi uma das experiências mais legais dos meus treinos e quero repetir em 2019. Eu pesquisava onde haveria o trem ou ônibus pra voltar pra casa e saía correndo até a outra cidade em linha reta. Você verá como é longe 30 km!

9- Fazer 50x100m na piscina num treino.
Pegando emprestado o desafio do Marcelo Abdo, vou separar um dia para tentar fazer o desafio, ajustando o intervalo conforme meu condicionamento.

10- Pagar a inscrição de algum aluno de projeto social numa corrida.
É uma das coisas mais gratificantes que tem. Ficará na sua memória e no do outro atleta também!

11- Ser staff de alguém numa prova ou num treino longo
Prometo ser menos fominha ano que vem e ir de staff em alguma prova, levando mochila, ajudando na hidratação e tudo mais. Fiz isso poucas vezes e posso dizer: cansa tanto quanto competir!

12- Acompanhar um amigo na sua primeira prova de 5km
Convencer alguém a correr 5km pela primeira vez pode selar a amizade de vez ou pode ser que a pessoa passe a te evitar, mas vamos tentar!

E ai, o que acharam, um desafio por mês dá pra cumprir né?

 

Esta coluna é um oferecimento de DOBRO. Naturalmente energética, a DOBRO é a primeira barra do Brasil feita com café orgânico 100% arábica e ingredientes nutritivos de alta performance. Equivalente a 2 xícaras de café, a barra de 50g possui um equilíbrio perfeito de gorduras boas e carboidratos, além de cafeína natural, ótima para uma melhora na performance e na disposição física e mental.

 

Todos os produtos DOBRO estão disponíveis aqui no site do trilo e nas principais lojas do Brasil.

">

Correndo por Ai

Colunista

Blogueiro do instagram @correndoporai e triatleta amador, é historiador formado pela Universidade de São Paulo e diplomata de profissão. Apaixonado pelos esportes de endurance e por suas curiosidades, busca sempre uma boa história para compartilhar por aqui, seja em livros, artigos, podcasts, filmes ou em uma daquelas belas discussões nas redes sociais. 6x Ironman, espera chegar em Kona nem que seja pela teimosia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *