Nada, pedala, corre...Corre, nada, pedala...Pedala MUITO. Nada, Corre...Corre mais rápido!

 

Esse é o mantra universal para todo e qualquer triatleta. Mas, também poderia ser o resumo de uma programação de CAMP de Triathlon.

 

Se a palavra CAMP é nova no seu "dicionário triatlês", aí vai a explicação: Em resumo, CAMP é a abreviação da palavra em inglês camping que significa acampamento. No caso do triathlon, esse acampamento acontece em um local propício para a prática das três modalidades, reunindo os atletas para uma semana (ou mais) de treinamento intensivo.

 

Na minha visão, um bom CAMP deve ir além do tradicional nada, pedala e corre. Não só no que diz respeito a atmosfera social e de confraternização, mas também na entrega de uma EXPERIÊNCIA COMPLETA com planejamento antecipado, atenção aos detalhes e momentos inesquecíveis. É isso que tornará a experiência de 1 semana em um aprendizado para a vida toda. Por exemplo:

 

1- CENÁRIO: Tudo começa com a escolha certeira do lugar onde o CAMP vai acontecer. O triathlon nos permite explorar lugares incríveis, os quais muitas pessoas jamais conhecerão. Na minha visão, além da completa infraestrutura para a prática (com excelência) das três modalidades, as atividades esportivas devem - sempre que possível - estar integradas com a natureza. A oportunidade de nadar no oceano (muitas vezes na água gelada) e ver animais incríveis, ou de subir uma montanha ao raiar do sol e admirar a vista lá de cima, mesmo que por alguns segundos antes de uma descida alucinate a quase 70km/h, proporcionam um sentimento indescritível de liberdade.

 

2- APRENDIZADO: Outro ponto importante é o aprendizado individual. Como explorar os dias de CAMP para aprimorar ainda mais a técnica em cada uma das modalidades do triathlon. Não adianta fazer toda a força do mundo se não houver a técnica correta para tornar cada braçada, passada ou pedalada mais eficiente. Nos nossos mais recentes TRI CAMPS em San Diego (na California), levamos os triatletas para um Laboratório de Natação, com piscinas Endless Pool equipadas com câmeras, onde as imagens do nado são captadas por diferentes ângulos e analisadas por técnicos especializados que sugerem correções e refinamentos para cada triatleta, individualmente. Já na pista de atletismo, um simples treino de corrida se transformou em uma aula inesquecível, tendo como técnico do dia ninguém menos do que o campeão olímpico Joaquim Cruz. Histórias de sucesso, recheadas de treinos educativos e técnicas para construir um bom corredor.

 

3- EQUIPAMENTOS: Sem bike, tênis e roupa de borracha não existe triathlon. As ofertas de equipamentos, novas tecnologias e opções de marcas são infinitas quando o assunto é triathlon. É comum quando, ao entrar em uma bike shop nos EUA, você se sinta hipnotizado tal como uma criança em uma loja de doces. Ainda mais quando os preços são atrativos e você ainda tem algum desconto especial. As compras também (e porque não?) fazem parte da experiência de um bom CAMP de triathlon.

 

4- DESAFIOS: O triathlon tem atraído um público cada vez mais diversificado. Existem aqueles que buscam performance acima de tudo e outros que apenas visam um estilo de vida ativo. Mas uma coisa é certa: todos procuram desafios. Sempre que possível, inserimos nos nossos CAMPS uma prova local de triathlon. Assim, além da semana de treinos que acompanham o nível e perfil de cada atleta, os participantes também podem sentir o gostinho da competição explorando um novo percurso.

 

5- LAZER: Nem só de triathlon vive o ser humano. Um CAMP deve ser, acima de tudo, a melhor oportunidade para se conhecer novos lugares. Além de treinar em lugares com cenários de tirar o fôlego, é essencial encaixar um tempinho para turistar, fazer refeições a beira mar, visitar parques e monumentos, caminhar por centrinhos e calçadões, curtir um coffe shop descolado ou simplesmente, olhar as vitrines de um shopping. Sem esquecer que o triathlon não precisa separar o triatleta da sua família. Pelo contrário! Acredito muito na importância da participação e da presença da família em todas as oportunidades durante a viagem. São experiências assim que levamos para sempre na memória.

 

Enfim, um CAMP nada mais é do que uma celebração ao esporte e a vida. É ali que, depois de um dia intenso, cheio de atividades por lugares especiais, fazemos um brinde, cercados por novos amigos, para trocar as experiências e compartilhar os momentos vividos, já sonhando os próximos dias.

 

Tenho um convite para você que está se preparando para sua primeira prova de triathlon, ou para o seu décimo IronMan, ou para você que só quer tirar alguns dias de férias recheados de nada, pedala e corre: Participe de um TRI EXPERIENCE conosco e viva a experiência completa de um verdadeiro CAMP. Comece hoje as suas melhores memórias, pois, como costumo dizer, a vida é agora!

Chris Kittler

Colunista

Chris Kittler é fundador & CEO da 7sherpas, triatleta há 20 anos, 10 vezes Ironman no Hawaii e no mundo, co-fundador do portal Active.com e fundador do Grupo ativo.com. Tornou-se referência e formador de opinião entre os grandes players do mercado de esportes de endurance. Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna: O ESPORTE É O SEU PASSAPORTE - Explore o mundo e conheça lugares incríveis!

3 thoughts on “O QUE FAZ UM CAMP DE TRIATHLON SER ESPECIAL?

  1. Fernando Asdourian disse:

    Muito bom !!! concordo totalmente com essa frase

    CAMP nada mais é do que uma celebração ao esporte e a vida

    Feliz é a pessoa que se permite a esta experiência

  2. Fernando Asdourian disse:

    Muito bom !!! concordo totalmente com essa frase

    CAMP nada mais é do que uma celebração ao esporte e a vida

    Feliz é a pessoa que se permite a esta experiência

    1. Muitos se esquecem do real significado & prazeres do esporte, desvirtuado por seus egos.
      Valeu pelo comentario Fernando.
      forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *