Me impressiona como a evolução e popularidade do ciclismo cresceram nestes últimos anos entre os amadores no Brasil.

 

Até mesmo entre os triatletas. Pergunte para qualquer um deles "Qual das 3 modalidades você mais gosta?"- estou certo de que a resposta será a Bike, companheira de tantas jornadas e quilometros.

 

Na minha visão, a receita para o sucesso do ciclismo é nítida:

 

#1- o PEDAL DE ESTRADA é a bola da vez, inclusive atraindo esportistas de outras modalidades. Simplesmente porque pedalar é tudo de bom (se você ainda não pedala, não sabe o que está perdendo!).

#2- Aumento do número de EVENTOS de ciclismo amador pelo mundo, traduzindo quilômetros e metros de ascensão em experiências incríveis, memoráveis!

#3- Ciclistas amadores sedentos por DESAFIOS épicos.

 

Sim, todos nós somos movidos a desafios. E quanto pior, melhor!

 

Quando se trata de ciclismo então, parâmetros como "distância e quilometragem" perdem espaço para a altimetria, elevação. Quanto mais alto, mais desafiador.

 

O desafio que com certeza aparece no topo da lista de qualquer ciclista, é o HAUTE ROUTE.

 

Me arrisco a dizer que um evento HAUTE ROUTE é "o Everest do ciclista amador" - épico, temido e muito desejado. Em franca expansão e com o recém divulgado calendário 2018, o evento oferece 2 opções: com 3 e 7 etapas. Esta última, está para o ciclismo assim como o IronMan está para o Triathlon.

 

São 7 dias recheados de requintes de crueldade (acredite em mim!) para quem busca um desafio de respeito. Dias consecutivos de pedais longos (aprox. 100km/dia) por terrenos montanhosos e estradas de terra, com ganhos significativos de altitude. Tudo devidamente recompensado pelos cenários inimagináveis dos Alpes, Dolomitas, Rockie Mountains e Pirineus.

 

O desafio que se transforma em alegria, euforia e sentimento de conquista.

 

Há alguns meses, tive a oportunidade de levar um grupo fera para participar do HAUTE ROUTE Rockies, no Colorado. O que mais me impressionou foi o espirito de amizade e entrosamento entre os participantes no decorrer da semana. Cada um carregava a sua "cruz", mas todos estavam lá para se superar de alguma forma. Uma experiência cheia de desafios pessoais, onde o que prevaleceu foi o sentimento comum de curtir cada instante com os outros ciclistas, não importando quem eram ou de onde vieram. Desconhecidos se tornaram parceiros a cada pedalada. Experiências foram compartilhadas em cada cidade de parada. As amizades que surgem no desafio e que você leva para sempre na bagagem. É impossível não se entregar.

 

Se você busca um desafio a altura para a sua "resolução de ano novo", escreva agora mesmo no topo da sua lista: HAUTE ROUTE. O calendário de eventos HAUTE ROUTE 2018, está assim:

 

Haute Route San Francisco (EUA): 20-22 ABR 2018
Haute Route Stelvio / Bormio (Itália): 8-10 JUN 2018
Mavic Haute Route Rockies / Colorado (EUA): 23-29 JUN 2018
Haute Route Alpe d’Huez (França): 13-15 JUL 2018
Maserati Haute Route Norway (Noruega): 3-5 August 2018
Haute Route Pyrenees / Pau - Pau (França): 18-24th AGO 2018
Haute Route Alps / Megeve - Nice (França)26 AGO - 1 SET 2018
Haute Route Utah (EUA): 14-16th SET 2018
Haute Route Dolomites (Itália): 3-day format - a definir
Haute Route Ventoux (França): 5-7 OUT 2018
Haute Route Asheville / North Carolina (EUA): 3-day - a definir

 

Veja o video que produzimos que ilustra um pouco do que foi a semana no Colorado!

 

Gosto muito de um ditado que diz “ não sabendo que era impossível foi lá e fez…” 2018 promete!

Chris Kittler

Colunista

Chris Kittler é fundador & CEO da 7sherpas, triatleta há 20 anos, 10 vezes Ironman no Hawaii e no mundo, co-fundador do portal Active.com e fundador do Grupo ativo.com. Tornou-se referência e formador de opinião entre os grandes players do mercado de esportes de endurance. Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna: O ESPORTE É O SEU PASSAPORTE - Explore o mundo e conheça lugares incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *