Eis a questão...

 

Seja em uma viagem para fazer uma prova ou para participar de um Camp... como garantir que o tempo e o investimento feitos serão aproveitados da melhor maneira possível? Tratam-se de experiências bem diferentes. Toda PROVA representa um marco e demanda uma preparação antecipada para um dia específico.

 

Por experiência própria de décadas participando de provas por todo o mundo, posso dizer que, os dias que antecedem as competições costumam ser tomados pela ansiedade e concentração. Em outras palavras, são dias que não agregam nada em se tratando de esporte. Ficamos mais reservados, evitamos qualquer atitude que mude o foco. E então, chega o ápice da ansiedade: o dia da prova. A hora de colocar em prática aqueles intermináveis meses de preparação.

 

No fim das contas, independente do resultado, a sensação de fechamento do ciclo e de missão cumprida é inevitável e muito prazerosa. Na maioria das vezes, esse momento pós-prova é seguido por uma “ressaca” muscular e mental. A última coisa que se passa pela cabeça de quem acabou de participar de uma prova é treinar. A recompensa pelo esforço está naquelas horas a mais que você ficará na cama curtindo o hotel, na sobremesa da qual você se privou por meses e curtindo o resto da viagem com as pessoas que você ama.

 

Em um CAMP, as coisas são um pouco diferentes.  O CAMP tanto pode fazer parte da preparação para uma prova, como pode servir de "retiro" para quem busca praticar o esporte em um lugar diferente e especial.

 

Em ambos os casos, as novas experiências e o novo cenário costumam ter um impacto muitas vezes mais significante do que o próprio esporte. A ansiedade tem uma vibração diferente. Ela se mistura ao longo da viagem com as novidades e os principais momentos da programação. A celebração existe, e é repetida ao fim de cada dia, enquanto os grupos relembram os momentos vividos, os lugares explorados, os desafios superados e os que ainda estarão por vir nos dias que se seguem.

 

Enxergo os CAMPS e as PROVAS como elementos que se completam. Um é o combustível do outro. As provas são o grande objetivo. Os Camps são o melhor caminho para chegar lá. Não tenho dúvidas de que, nos dias de hoje, além do desafio de todos os papéis que temos que desempenhar, encontrar um espaço na agenda para fazer viagens esportivas pode ser uma tarefa difícil. Sem contar a disponibilidade financeira.

 

Se eu precisasse optar entre CAMP ou PROVA, eu escolheria o CAMP, sem sombra de dúvidas. Acredito que tanto o aproveitamento do tempo quanto do investimento acabam sendo bem superiores no CAMP.

 

Além disso, sempre que participei de camps tive a oportunidade de fazer meu esporte em lugares incríveis, conheci muita gente bacana durante a convivência com os grupos, aproveitei o tempo livre para passear, explorar os novos lugares e ter o prazer de degustar um bom vinho ou apreciar um pouco da culinária local. Tudo isso sem auto cobrança, sem pressão. Na 7sherpas os triatletas e os ciclistas encontrarão CAMPs por diversos lugares nos EUA, incluindo Boulder, San Diego e Hawaii, entre outros.

 

Costumo escolher destinos diferenciados que nos permitam incorporar experiências novas, das mais diversas naturezas. Afinal, nem só do esporte vivem os triatletas e ciclistas. Existem muitos outros sentidos e muitas outras descobertas que devem ser explorados para tornar um CAMP numa experiência inesquecível.

 

A cereja do bolo? - Muitas vezes conseguimos conciliar um CAMP com uma alguma PROVA local. A forma ideal de sentir o gostinho da adrenalina de uma competição no fechamento de uma semana memorável. (leia mais no artigo "o que faz um camp especial").

Agora você decide: CAMP ou PROVA?

Chris Kittler

Colunista

Chris Kittler é fundador & CEO da 7sherpas, triatleta há 20 anos, 10 vezes Ironman no Hawaii e no mundo, co-fundador do portal Active.com e fundador do Grupo ativo.com. Tornou-se referência e formador de opinião entre os grandes players do mercado de esportes de endurance. Contribui com o Trilo mensalmente com a coluna: O ESPORTE É O SEU PASSAPORTE - Explore o mundo e conheça lugares incríveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *