TRANSFORMANDO SONHOS EM REALIDADE - Como tirar do papel as metas de fim de ano

 

Já dizia o ditado :"Ano novo, vida nova!" Será? Se você continuar com os mesmos hábitos e desculpas do ano anterior, a resposta é não, tudo continuará do mesmo jeito.

 

Você chegará ao final do ano frustrado e começará o próximo com a lista ainda maior, engordada com os objetivos que você não realizou (de novo) e as novas metas que surgiram no caminho.

 

Mas tem que ser assim? A boa notícia é que só depende de você.

 

Abaixo elenco alguns hábitos que farão você chegar em dezembro com a lista zerada (ou pelo menos boa parte).

 

Imagine a felicidade de dar check nas metas tão desejadas e ver outras encaminhadas!!

 

1) ESTABELEÇA METAS
A maioria das pessoas não sabe nem o que quer e acaba vivendo um dia após o outro. "Deixa a vida me levar, vida leva eu" só funciona para o Zeca Pagodinho. Saiba exatamente o que quer a curto, médio e longo prazo. Lembrando que as metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo determinado para serem atingidas.

 

2) FIRMEZA DE PROPÓSITO
As metas devem fazer sentido para você (e não para outra pessoa). Tem que ser algo que queira muito, caso contrário, desistirá rapidinho.

 

3) DEFINA PLANO DE AÇÃO
Planeje as etapas que serão necessárias para conquistar seu objetivo. Porque fazer planejamento só no trabalho?

 

4) DEFINA PRIORIDADES (que contribuam para o seu objetivo)
Segundo a Lei de Pareto, 20% das nossas ações trazem 80% dos resultados. Ou seja, 80% do que você faz no seu dia não contribui em nada para seus objetivos. Quando você diz "não tenho tempo", na verdade você está dizendo "isso não é prioridade para mim".

 

5) ADMINISTRE SEU TEMPO
Tenha uma agenda e rotina bem definidas, defina ali as prioridades. Trabalhe o foco e concentração para fazer mais coisas em menos tempo. Segundo uma pesquisa do IPEA, o chileno produz o dobro do brasileiro no mesmo tempo e o estadounidense 5x mais. O que o brasileiro demora 1h para fazer, o americano faz em 12 minutos!

 

6) TENHA CONSTÂNCIA E DISCIPLINA
Nas ações, nos planos, nos objetivos. Evite dispersões, só te desviam do caminho e te afastam do seu objetivo.

 

7) COMPROMETA-SE (consigo mesmo e com os outros)
Quem escreve suas metas tem 42% mais sucesso em realizar seus objetivos. Contar para um amigo aumenta a chance para 78%.

 

Essas dicas e outras fazem parte da minha palestra "Transformando Sonhos em Realidade" e são atitudes que aplico na minha vida para realizar tudo o que desejo. Foi assim que saí do nada para uma prova de IronMan 70.3, um sonho que alimentava desde a adolescência.

 

Bóra realizar mais?

Ale Filippini

Colunista

Migrou da advocacia internacional para a área de qualidade de vida e alta performance há quase 10 anos. Formada pela Federação de SP do DeRose Method, especializou-se em treinamentos e palestras para quem quer melhor desempenho profissional ou esportivo, com experiência de consultorias inclusive fora do país. Utiliza técnicas respiratórias, corporais, de mentalização, meditação, descontração muscular, entre outras, como um diferencial para quem quer atingir um nível acima. Essas ferramentas têm sido amplamente utilizadas por atletas amadores e profissionais, tanto brasileiros quanto estrangeiros. É corredora há 12 anos e migrou para o triathlon há 2, tendo completado 2 IronMan 70.3 neste período. Assinará a coluna “Alta Performance – Você é a chave para o Alto Rendimento”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *