Classificar para a maratona de Boston é o sonho de 10 entre 10 corredores de performance.

 

A maratona mais antiga do mundo (em edições consecutivas) é considerada a Copa do Mundo dos 42K. E para fazer parte deste seleto grupo de corredores é preciso correr rápido. Muito rápido.

 

A maratona de Boston é a única maratona do mundo que exige tempo comprovado para estar entre os melhores na largada. Os tempos de qualificação são baseados na idade e no gênero do corredor, fazendo com que Boston seja um objetivo quase que vitalício para os corredores mais competitivos.

 

Se para os amadores a prova é um sonho, para os profissionais, a prova não deixa de ser diferente. Ganhar a maratona de Boston é um diferencial pro currículo.

 

Em 2003, o Queniano Geofrey Mutai bateu o atual recorde mundial com 02h03m02s porém a sua marca não foi validada. A maratona de Boston não segue os padrões da IAAF para validação de recordes.
Para que um recorde mundial seja homologado, a IAAF faz algumas exigências: o início e o término do percurso, medidos em linha reta, não podem superar em 50% a distância da corrida; a altimetria entre a largada e a chegada não pode variar em mais de 21 metros no caso de uma maratona; além disso, a distância de 42,195 km tem de ser demarcada por um medidor da categoria A ou B (critério estabelecido pela própria entidade), que vai garantir a exatidão do percurso.

 

Como no caso de Boston apenas o último item é válido, Mutai não teve sua marca homologada pela IAAF como recorde mundial. O grande trecho em declive da prova, que é 3x maior ao permitido, e o vento a favor foram usados como justificativa para o impressionante desempenho do queniano.

 

A tradição, o nível dos corredores amadores e a o field de elite forte mesmo com a impossibilidade da validação de um recorde mundial é o que torna a maratona de Boston a principal maratona das 6 Majors.
Para se classificar para Boston é preciso obter tempos menores que as marcas abaixo:

 

E aí, ficou com vontade?
Então chegou a hora treinar para Boston. As marcas para quem deseja fazer a prova em 2018 devem ser feitas até 17 de Setembro de 2017.

 

BONS TREINOS!

Beto Oliveira

Colaborador

Beto Oliveira - 32 anos, publicitário e maratonista. Saiu dos 114Kg ao sub3 nos 42K em apenas 4 anos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *